O projeto Vemos, Ouvimos e Lemos. Escrevemos e Transformamos tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Carlos Amarante/ AE Carlos Amarante e como entidades parceiras:
Os responsáveis são:
O projeto Vemos, Ouvimos e Lemos. Escrevemos e Transformamos é um projeto que visa provocar um movimento que transforme os jovens da Escola Secundária Carlos Amarante (os atores do movimento), envolva os alunos do Agrupamento (os espetadores do movimento) e que metamorfoseie a palavra escrita (alavanca do movimento) através de manifestações artísticas que incorporem palavra-som-imagem. Todos os produtos elaborados, com uma forte componente das media arts, têm, obrigatoriamente, associada à apresentação visual, uma narrativa escrita e um podcast.
Os alunos participantes são: 9º - 1 turma | 10º - 2 turmas | 11º - 2 turmas | 12º - 2 turmas | 3º ano ensino profissional - 1 turma
Obs. Os alunos mudam em cada ano letivo porque as atividades estão pensadas por ano de escolaridade. Nos 3 anos serão envolvidas 24 turmas.
O projeto tem como público-alvo a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante. Contudo, como as exposições/mostras são realizadas em espaços culturais do território de Braga – BLCS, Livraria Centésima Página, Museu Nogueira da Silva – o projecto também abarca como público os jovens de Braga frequentadores dessas instituições.
Os espaços de realização das atividades são: Escola Secundária Carlos Amarante, EB1 de Gualtar, Livraria Centésima Página, Museu Nogueira da Silva, Braga Media Artes/GNRation, Encontros da Imagem- Associação Cultural.
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende 3 temporadas (cada uma corresponde a um ano letivo), em torno de um tema agregador que é, anualmente, escolhido alunos.
A divulgação partirá do seguinte endereço web