O Fanzine da António Arroio
O Fanzine da António Arroio
Escola Artística António Arroio
2023

 

 Fanzine

 

O projeto O Fanzine da António Arroio tem como entidade coordenadora a Escola artística António Arroio e como entidades parceiras a Câmara municipal de Lisboa (Biblioteca Camões), Junta de Freguesia Penha de França (Espaço multiusos), a livraria “Bdmania”, a Gráfica “Guide” e os autores internacionais de banda desenhada, Nuno Plati e Ricardo Cabral.

Os responsáveis são Vasco Parracho (coordenador do projeto e professor da Escola artísitca “António Arroio”, Lithales Soares (Câmara Municipal de Lisboa), Iva Lima (Junta de Freguesia da Penha de França), Paulo Costa (Livraria “Bdmania”) e Nuno Penedo (Gráfica “Guide”).

O projeto, que se chama “O Fanzine da António Arroio”, tem como objetivo dar continuidade à edição de bandas desenhadas que foi iniciada em 2019 e que já conta com 3 volumes.

Esta segunda fase do financiamento tem como objetivo desenvolver histórias de banda desenhada em articulação com o projeto de Cidadania e Desenvolvimento da escola, que tem como temas a educação ambiental, a sustentabilidade, a saúde mental, o Anti-bullying, a paz, a interculturalidade e a tolerância. Também se pretende dinamizar as relação entre alunos, professores e autores profissionais de banda desenhada.

Outro objetivo do projeto é criar parceriais entre alunos criadores de argumentos e alunos autores do desenho. Aumentar a divulgação do projeto, através do mais parcerias com livrarias especializadas na àrea da B.D. e novos espaços para o lançamento dos volumes 4 e 5, são igualmente objetivos fundamentais deste projeto, para além obviamente da total liberdade de expressão dada a alunos e autores.

Os alunos participantes são alunos que frequentam atualmente o 12.ºano e estão a concluir os cursos de Design de Comunicação (1 turma de design multimédia e 2 turmas de design gráfico).

O projeto tem como público leitores jovens, alunos da escola, familiares dos alunos, antigos alunos da escola, comunidade escolar e leitores de banda desenhada.

Os espaços de realização das atividades são a sala de aula, espaços da escola, reuniões online, a gráfica Guide, assim como espaços das entidades parceiras para os lançamentos e exposições.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende dois lançamentos com sessões de autografos e exposição de trabalhos, um concurso de argumento, sessões de articulação entre alunos argumentistas e alunos autores, workshops e encontros entre alunos e autores de B.D.

 

A divulgação partirá dos seguintes endereços web:

https://antonioarroiomovimento1420.weebly.com/

https://www.antonioarroio.edu.pt/

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura