O projeto Navegar no Mar da Palha tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Emídio Navarro e como entidades parceiras a Associação Cultural Casa Invisível como dinamizadora e mediadora, a jornalista Vera Coutinho como consultora de jornalismo e comunicação e a Plateia d’Ilusões - Actividades Artísticas como apoio técnico à produção áudio.
Os responsáveis gerais são os professores bibliotecários Pedro Campos e Sara Cacela. Da Associação Cultural Casa Invisível/Biblioteca Itinerante Aletria os responsáveis são João Tempera e Luís Pulido. Da Plateia d’Ilusões o responsável é Vasco Teodoro.
Navegar no Mar da Palha é um projeto interdisciplinar e intergeracional, que visa dinamizar (navegar) o jornal escolar Mar da Palha, fazendo dele uma ferramenta de combate à desinformação (navegar na palha) e que pretende transbordar para fora das margens da escola. Um projeto que convoca ao debate e à reflexão dos assuntos prementes da atualidade e dá a palavra às inquietações e interesses desta geração, favorecendo o pensamento crítico, analítico e informado nos jovens e o domínio da expressão escrita e oral. Com uma estética contemporânea apelativa, e plural nas suas ideias, conteúdos e colaboradores, o jornal será alargado para outros formatos, trabalhando numa lógica digital e multiplataforma que mantenha um fluxo dinâmico de comunicação e interações permanentes com o seu público: cartazes nas ruas, debates abertos à cidade, e redes sociais e conteúdos digitais.
Os alunos participantes são do ensino secundário e formam o núcleo de gestão, produção e redação do jornal escolar Mar da Palha.
O projeto tem como público toda a comunidade escolar, procurando ser um veículo de participação pontual e/ou contínua de alunos, profissionais da educação, encarregados de educação e outros interessados.
Os espaços de realização das atividades são a Escola Secundária Emídio Navarro, a Biblioteca Itinerante Aletria dentro e fora do espaço escolar, visitas a entidades pertinentes na formação e aquisição de competências, e outros que possam ser considerados importantes no decorrer do percurso do projeto.
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende dois grandes momentos por ano (perto do final do ano letivo e final do ano comum) onde se congregam e sintetizam os esforços e trabalhos realizados em torno de um tema aglutinador, e que resultam na publicação do jornal Mar da Palha, em papel, e num podcast numa plataforma digital, seguidos de um debate aberto à comunidade a realizar fora do espaço escolar.
A divulgação partirá dos seguintes endereços web:
Pelo Agrupamento de Escolas Emídio Navarro: - na página web, no “espaço” Mar da Palha (ainda em construção)
Através dos endereços web e canais que serão escolhidos e criados pelos alunos:
- canal Youtube
- outros a definir.
Através de outros canais institucionais: - Facebook Movimento 14|20 a Ler: https://www.facebook.com/groups/Movimento1420aLer
- outros sugeridos