O projeto tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Fernando Namora do Agrupamento de escolas de Condeixa, e como entidades parceiras o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Condeixa, a Biblioteca Municipal Engenheiro Jorge Bento; o projeto Youth CDX; a Associação de Estudantes da ESFN, o CATL das Cáritas Diocesanas da ESFN; Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos "Carpe Scholam" da Faculdade de Letras da UC e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Os responsáveis são:
- Professora Bibliotecária Ana Rita Amorim
- Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Condeixa
- Vereadora da Educação Ana Manaia
- Biblioteca Municipal Engenheiro Jorge Bento
- Youth CDX – Técnico da CM Pedro Camarinho
- Associação de Estudantes da ESFN
- Presidente Inês Silvestre
- ATL das Cáritas Diocesanas da ESFN
- Responsável Vera Alves
- Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos "Carpe Scholam" da Faculdade de Letras da UC
- Claúdia Cravo
- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
- Cristina Santos
O projeto Read & Stand up: Levanta-te por uma causa! visa provocar a reflexão, discussão e ação dos alunos sobre o futuro das estratégias de autonomia da escola. A atualização da palavra, no intuito de transformar o lido/escutado em atitudes interventivas de ação entre os pares e na comunidade centrar-se-á na reflexão sobre as competências necessárias para o século XX.
Os alunos participantes são da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Condeixa; do Clube Multimédia; 1 turma de 9.º ano; 1 turma de 10.º ano e outra do 11.º ano do Curso Científico-Humanístico.
O projeto tem como público os alunos da ESFN entre os 14 e os 20 anos, todos os jovens que integram as instituições parceiras, bem como a comunidade educativa e local.
Os espaços de realização das atividades são os espaços escolares, assim como os espaços de cultura, desporto e lazer do concelho.
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende momentos de leitura, escrita e oralidade, para estruturação do discurso argumentativo, em contexto letivo (Cidadania e Desenvolvimento, Português e Filosofia); da iniciativa “10 minutos a Ler” e a leitura de periódicos (artigos jornalísticos, crónicas, reportagens); palestras e plenários de discussão; sessões de leitura ou de debate; oficinas de escrita (texto argumentativo); formações e sessões performativas de corpo, voz e palavras para reflexão em torno de textos e treino de competências de comunicação; participação na iniciativa “Isto também é comigo!” do Jornal Público; contactos com escritores, investigadores e dinamizadores (da música, teatro, dança, artes visuais e áreas do saber, com ênfase nas humanidades); Pintura de um Mural, concurso de escrita argumentativa e concurso de oratória; Ações de rua/ participação no Festival da Juventude local “SpringFest”.
A divulgação partirá dos seguintes endereços web: