Read & Stand up: Levanta-te por uma causa!
Read & Stand up: Levanta-te por uma causa!
Escola Secundária Fernando Namora

O projeto tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Fernando Namora do Agrupamento de escolas de Condeixa, e como entidades parceiras o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Condeixa, a Biblioteca Municipal Engenheiro Jorge Bento; o projeto Youth CDX; a Associação de Estudantes da ESFN, o CATL das Cáritas Diocesanas da ESFN; Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos "Carpe Scholam" da Faculdade de Letras da UC e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Os responsáveis são:

- Professora Bibliotecária Ana Rita Amorim 

- Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Condeixa

- Vereadora da Educação Ana Manaia

- Biblioteca Municipal Engenheiro Jorge Bento 

- Youth CDX – Técnico da CM Pedro Camarinho

- Associação de Estudantes da ESFN

- Presidente Inês Silvestre

- ATL das Cáritas Diocesanas da ESFN

- Responsável Vera Alves 

- Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos "Carpe Scholam" da Faculdade de Letras da UC

- Claúdia Cravo 

- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

- Cristina Santos 

 

O projeto Read & Stand up: Levanta-te por uma causa! visa provocar a reflexão, discussão e ação dos alunos sobre o futuro das estratégias de autonomia da escola. A atualização da palavra, no intuito de transformar o lido/escutado em atitudes interventivas de ação entre os pares e na comunidade centrar-se-á na reflexão sobre as competências necessárias para o século XX.

Os alunos participantes são da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Condeixa; do Clube Multimédia; 1 turma de 9.º ano; 1 turma de 10.º ano e outra do 11.º ano do Curso Científico-Humanístico.

O projeto tem como público os alunos da ESFN entre os 14 e os 20 anos, todos os jovens que integram as instituições parceiras, bem como a comunidade educativa e local.

Os espaços de realização das atividades são os espaços escolares, assim como os espaços de cultura, desporto e lazer do concelho.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende momentos de leitura, escrita e oralidade, para estruturação do discurso argumentativo, em contexto letivo (Cidadania e Desenvolvimento, Português e Filosofia); da iniciativa “10 minutos a Ler” e a leitura de periódicos (artigos jornalísticos, crónicas, reportagens); palestras e plenários de discussão; sessões de leitura ou de debate; oficinas de escrita (texto argumentativo); formações e sessões performativas de corpo, voz e palavras para reflexão em torno de textos e treino de competências de comunicação; participação na iniciativa “Isto também é comigo!” do Jornal Público; contactos com escritores, investigadores e dinamizadores (da música, teatro, dança, artes visuais e áreas do saber, com ênfase nas humanidades); Pintura de um Mural, concurso de escrita argumentativa e concurso de oratória; Ações de rua/ participação no Festival da Juventude local “SpringFest”.

 

A divulgação partirá dos seguintes endereços web:

Site da escola

Site da Biblioteca escolar

Instagram das bibliotecas escolares

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura