Concurso Nacional de Jornais Escolares
Concurso Nacional de Jornais Escolares
Vencedores PÚBLICO na Escola
24 de nov., 15 h.

O auditório do PÚBLICO, em Lisboa, recebe, na próxima 4ªfeira, dia 24 de novembro, a cerimónia de entrega dos prémios do concurso “Público na Escola” 2020/2021, com transmissão online.

 

 

O Concurso Nacional de Jornais Escolares é promovido no âmbito do PÚBLICO na Escola, um projeto de literacia mediática do PÚBLICO.  

Este projeto pretende incentivar alunos do ensino básico e secundário a produzirem o seu jornal, bem como criar hábitos de leitura e de literacia dos media entre os mais jovens.

Em papel ou online, participaram no concurso 139 publicações, mais 34 do que no ano anterior. Os prémios são entregues no dia 24 de novembro.

Este ano, além de novos prémios e categorias de participação - jornais de agrupamento (categoria A) ou jornais de escola (categoria B) -, foi criado mais um prémio especial, que engloba um workshop sobre como fazer um jornal: o Prémio Incentivo, para projetos dinamizados em contextos mais desfavorecidos.

Integraram o júri do concurso: Andreia Sanches (diretora adjunta do PÚBLICO); Helena Soares (designer e professora); Isabel Leite (EDULOG-Fundação Belmiro de Azevedo), Joaquim Fidalgo (jornalista e professor da Universidade do Minho); José Carlos Sousa (diretor de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação); Luísa Gonçalves (professora e coordenadora do PÚBLICO na Escola) e Teresa Calçada (comissária do Plano Nacional de Leitura 2027).

O PNL2027 felicita todos os vencedores deste concurso.

 

 Outra Presença

CATEGORIA A
Melhor Jornal de Agrupamento
1.º prémio: Outra Presença
Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, Bragança
2.º prémio: EçaNews
Agrupamento de escolas Eça de Queirós, Lisboa

 

Poeta

 

CATEGORIA B
Melhor Jornal de Escola
1.º prémio: Poeta
Escola Básica António Correia de Oliveira, Esposende
2.º prémio: NewsPoeta
Escola Secundária Poeta António Aleixo, Portimão

 

PRÉMIOS ESPECIAIS
Prémio Incentivo
O riscado
Agrupamento de Escolas de Airães, Felgueiras
Prémio Melhor Trabalho de Ciência
“Genética humana”
Trabalho publicado na edição n.º 6 da BioHeitor, revista escolar de divulgação científica da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã.
Prémio Melhor Reportagem
“Refugiados”
“Pezarat Correia”
Trabalhos publicados em duas edições (55 e 56) do jornal Mar da Palha, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Almada.
Melhor Design Gráfico
Ponto
Revista da Escola Secundária José Saramago, Mafra

 

 

Veja também a edição 2020

Público na Escola

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.