No seguimento da investigação sobre as práticas de leitura dos estudantes portugueses, o PNL2027 sentiu a necessidade de dispor de um sistema de observação regular dessas práticas que permita robustecer a capacidade de diagnóstico de problemas e de construção de soluções, dando resposta às exigências de uma política pública informada pelo conhecimento e atenta ao quadro de crescente integração das tecnologias da informação e da comunicação nas atividades económicas, sociais e culturais nas modernas sociedades contemporâneas.
O estudo regular das práticas de leitura dos estudantes portugueses responde a esta ordem de preocupações, permitindo a produção de relatórios anuais sobre a evolução dessas práticas, em particular no que respeita aos seus principais indicadores de caracterização, acompanhamento e avaliação.
O universo do estudo é constituído pelos alunos dos ensinos básico e secundário de Portugal continental.
A estratégia metodológica a adotar é quantitativa, com a aplicação de inquérito por questionário no início de cada ano letivo, compreendendo, tal como no estudo anterior, três subuniversos: i) alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico; ii) alunos do 2.º ciclo do ensino básico; iii) alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
O estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte, e coordenado pelos investigadores João Trocado da Mata e José Soares Neves, contando com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
A investigação realizar-se-á no âmbito da parceria PNL2027 com a McDonald’s.