Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos do EB e ES
Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos do EB e ES
Barómetro
PNL2027/ OPAC, CIES-Iscte, 2022

No seguimento da investigação sobre as práticas de leitura dos estudantes portugueses, o PNL2027 sentiu a necessidade de dispor de um sistema de observação regular dessas práticas que permita robustecer a capacidade de diagnóstico de problemas e de construção de soluções, dando resposta às exigências de uma política pública informada pelo conhecimento e atenta ao quadro de crescente integração das tecnologias da informação e da comunicação nas atividades económicas, sociais e culturais nas modernas sociedades contemporâneas. 

O estudo regular das práticas de leitura dos estudantes portugueses responde a esta ordem de preocupações, permitindo a produção de relatórios anuais sobre a evolução dessas práticas, em particular no que respeita aos seus principais indicadores de caracterização, acompanhamento e avaliação. 

O universo do estudo é constituído pelos alunos dos ensinos básico e secundário de Portugal continental.

A estratégia metodológica a adotar é quantitativa, com a aplicação de inquérito por questionário no início de cada ano letivo, compreendendo, tal como no estudo anterior, três subuniversos: i) alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico; ii) alunos do 2.º ciclo do ensino básico; iii) alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. 

O estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte, e coordenado pelos investigadores João Trocado da Mata e José Soares Neves, contando com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. 

A investigação realizar-se-á no âmbito da parceria PNL2027 com a McDonald’s. 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura