|
||
Crianças a Ler+ Pré-Escolar
Práticas de leitura destinadas a crianças
O sistema e-elearning sobre estratégias de promoção da leitura funciona do seguinte modo: cada grupo de aulas possui um vídeo principal, na janela maior e um conjunto de vídeos complementares. A janela dos vídeos associados "ilumina-se" quando se aborda o tema e o formando é livre de seguir as sugestões dos vídeos complementares. Na base do sistema modular existe um conjunto de documentos e diapositivos que complementam a informação de cada aula. Módulo 0 - TutorialComo utilizar o sistema de e-learning do PNL. Módulo 1 - Contar HistóriasHoje vamos falar de um assunto muito importante: ouvir contar histórias. O ser humano, desde o nascimento à morte, precisa que lhe contem histórias, sejam elas narrativas orais, novelas de televisão, filmes ou livros. Como sabem, a infância é o tempo fundamental para ouvir contar histórias. Esta prática leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções. Módulo 2 -Ler histórias tradicionais em sala de aulaVamos agora falar sobre histórias tradicionais... Nesta categoria incluem-se as lendas, as fábulas, os mitos e os contos populares. Todas estas histórias começaram por ser transmitidas oralmente. Um dia foram registadas por escrito e, a partir de então, foram reescritas por muitos e variados autores, em prosa e em verso. São também um poderoso suporte cultural e veículo de conhecimento. As histórias tradicionais mais importantes são idênticas em muitos pontos do planeta, já que representam nas várias culturas questões comuns do comportamento humano. Módulo 3 - Ler vários tipos de históriasLer vários tipos de histórias: histórias de animais, fadas e bruxas / histórias divertidas/ histórias com aventura, magia e fantasia na sala de aula. Módulo 4 - Ler histórias do quotidiano na sala de aulaAs histórias que apresentam situações do quotidiano têm em geral a intenção de sensibilizar para as questões que se colocam no relacionamento entre as pessoas da mesma família, no seio de um grupo de amigos e que, em momentos de crise, podem desencadear sentimentos de perplexidade, susto, medo, ciúme, isolamento, insegurança, etc. Módulo 5 - Ler poemas na sala de aulaComo todos nós sabemos, a poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo, a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva dos cambiantes, da riqueza, das potencialidades da linguagem escrita e da oralidade. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, ajuda à memorização dos poemas preferidos, a descobrir imagens e sentimentos contidos nas ideias que as palavras veiculam. Módulo 6 - Ler livros informativos na sala de aulaOs livros informativos com ilustrações ou fotografias, sobre temas científicos ou artísticos, agradam muito às crianças, ajudam-nas a obter conhecimentos e habituam-nas a recorrer aos livros para se apoiarem na compreensão da realidade. |
||