Ler, Ver e Pensar
Ler, Ver e Pensar
ES Rainha Dona Amélia

O projeto LER, VER e PENSAR tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Rainha Dona Amélia (ESRDA) e como entidades parceiras a Biblioteca de Alcântara – Câmara Municipal de Lisboa/Divisão da Rede de Bibliotecas, a Junta de Freguesia de Alcântara, a Universidade Sénior de Alcântara, a associação Um Outro Olhar - Divulgação Cultural, e a associação cultural Os Filhos de Lumière.

Os responsáveis são Ana Cristina Tavares (Professora Bibliotecária da ESRDA), Cristina Dias (Diretora da ESRDA), Marlene Cunha (Junta de Freguesia de Alcântara), Patrícia Cara d’Anjo (Universidade Sénior de Alcântara), Carlos Bolacha (Um Outro Olhar - Divulgação Cultural), Luís Silva e Teresa Garcia (Os Filhos de Lumière) e Ana Gomes dos Santos (Bibliotecária da Biblioteca de Alcântara – Câmara Municipal de Lisboa/Divisão da Rede de Bibliotecas).

O projeto LER, VER e PENSAR pretende suscitar e consolidar hábitos de leitura em diferentes modalidades de textos de natureza diversa e incentivar a prática de escrita e/ou expressão oral, motivada pela leitura ou pelo contacto com outras artes/formas de expressão, sobretudo o cinema.  

Os alunos dinamizadores, até ao momento presente, são três alunos dos 8.º, 9.º e 12.º anos, mas espera-se poder contar com uma ou duas turmas por ciclo de ensino.

Todos os alunos da ESRDA são potenciais participantes.

O projeto tem como público essencialmente os alunos da ESRDA e restante comunidade educativa e local.

Os espaços de realização das atividades são diferentes espaços da ESRDA: Biblioteca, Sala Cem, Sala de Audiovisuais e outros a definir com os parceiros, como, por exemplo, o Jardim Avelar Brotero, os espaços onde funciona a Universidade Sénior de Alcântara (JFA e/ou Biblioteca de Alcântara) e/ou Cinemateca Júnior.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende as seguintes atividades:

  • Tertúlias a partir de livros previamente selecionados;
  • Projeção de obras cinematográficas e exploração pedagógica das mesmas;
  • Oficinas de escrita;
  • Oficinas de leitura e/ou sessões com contadores de histórias;
  • Produção de podcasts e/ou vídeos com leituras expressivas dos textos poéticos ou outros criados pelos alunos;
  • Produção de booktrailers das obras lidas ou a ler;
  • Exposições e momentos de apresentação pública dos trabalhos realizados pelos alunos.

divulgação partirá dos seguintes endereços web:

Timeline

http://biblioteca-rainha.blogspot.com/

http://www.esrda.edu.pt/

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura