Mês das Bibliotecas Escolares
Mês das Bibliotecas Escolares
25 out. 2021

No mês de outubro, comemoram-se as bibliotecas escolares! O Dia da Biblioteca Escolar é assinalado na quarta 2.ª feira de outubro, este ano, no dia 25.

O tema do MIBE 2021, definido pela International Association of School Libraries (IASL), é Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo. 

O PNL2027 associa-se a esta celebração, enaltecendo  a ligação entre os livros, as bibliotecas e o mundo maravilhoso dos contos de fadas e contos populares. 
Aos professores bibliotecários, aos coordenadores interconcelhios, aos docentes e a todos aqueles que, todos os dias, constroem leitores nas e com as bibliotecas escolares, uma saudação especial.
 
 
Cartaz
 
 

Para uma celebração plena de criatividade e imaginação no espaço mágico que é a biblioteca escolar, o PNL2027 convida a conhecer três Roteiros Digitais de Leitura: Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, Contos Tradicionais do Povo Português, de Teólfilo Braga e O Flautista de Hamelin, de Robert Browning.

 

RDL

O RDL Contos e Lendas de Portugal e do Mundo foi realizado pela Professora Isabel Ferrão do AE de Santo António no Barreiro e visa propor aos alunos que trabalhem alguns contos/lendas selecionados, de forma interdisciplinar. Por exemplo, a lenda de origem árabe “Os dois amigos”. A lenda será trabalhada numa turma de 5.º ano onde é patente a diversidade cultural. Há crianças oriundas de Angola, Guiné e Brasil. Também há alguns alunos de etnia cigana com elevado absentismo escolar. O background dos alunos é muito rico e, atendendo às dificuldades notórias no domínio da língua portuguesa, será importante trabalhar a língua padrão, não desvalorizando as características /raízes dos alunos.  Como diagnóstico inicial, foram identificadas as seguintes dificuldades: compreensão de enunciados básicos, leitura pouco fluente e/ou silábica; falta de hábitos de leitura; pouco contacto com livros; vocabulário pobre;ortografia e caligrafia pobres; falta de atenção/ concentração, pouco acompanhamento parental no estudo, entre outros. Consulte este roteiro.

 

 RDL


A segunda proposta tem como autoras as professoras Luísa Batista e Madalena Cardoso da EBS Ruy Luís Gomes em Almada e foi construído a partir de 5 contos selecionados da obra “Contos Tradicionais do Povo Português” de Teófilo Braga, no âmbito da disciplina de PLNM, Nível B1. A “viagem” que os alunos fazem tem como base as competências essenciais da disciplina de PLNM, mas também aborda conteúdos das disciplinas de História, Geografia e Ciências Naturais numa perspetiva de conhecerem melhor Portugal. Pretende-se que os alunos “viajem” no Roteiro autonomamente em contexto de sala de aula ou na BE, sempre com o acompanhamento de professores. Consulte este RDL.

 

RDL

Por fim, o Roteiro "Os Mais Belos Contos do Mundo" - O flautista de Hamelin de Robert Browning tem como autor o Professor Daniel Alves do AE Henrique Sommer em Leiria e propõe um projeto multidisciplinar no qual os conteúdos estabelecidos pelo currículo e conteúdos extracurriculares serão desenvolvidos nas diferentes unidades didáticas: Português, Estudo do Meio, Inglês, Educação Artística (Educação Plástica, Dramática e Musical). Iremos realizar uma viagem literária, através do Google Earth, a partir da obra O Flautista de Hamelin, de Hinrichsen, Tamsin (PNL). Projeto planeado para o Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclo (dos 3 aos 12 anos), seguindo aprendizagens essenciais estabelecidas nos documentos oficiais do Ministério da Educação. Consulte este roteiro.

 

MIBE 2020

Reveja o MIBE 2020 

 

MIBE 2019

MIBE 2019

 

Saber mais
ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.