José Dias Pires foi o autor distinguido na fase de texto da 12.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce com “Os três castelos das três bruxas malvadas”, selecionado por unanimidade pelo júri.
Natural de Castelo Branco, o escritor, tradutor e educador conta com uma vasta carreira ligada à literatura e à educação e é com entusiasmo que vê reconhecido este conto cheio de ritmo, humor e fantasia, com elementos clássicos dos contos infantis.
“Gosto muito de escrever, dançar com as palavras, conforme a música, a vida, quando rompem as manhãs, não importa a que horas do dia. Ter, inesperadamente, recebido a escolha unânime do júri do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce representa uma honra e uma enorme satisfação”, afirma o vencedor, José Dias Pires.
A próxima fase do Prémio de Literatura Infantil tem início já no dia 13 de maio, com a abertura das candidaturas para a fase de ilustração, que decorrem até 24 de junho. O vencedor será anunciado a 14 de julho.
MAR 2025
A 12.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce está de volta. As candidaturas para a categoria de texto decorrem até dia 1 de abril e o vencedor recebe 25 mil euros.
Criado em 2014, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, que conta o apoio do Plano Nacional de Leitura, é o prémio de literatura infantil nacional com maior valor monetário, 25 000 euros para cada uma das categorias, texto e ilustração.