Áreas de intervenção
O PNL2027 será operacionalizado através da concretização de um conjunto de áreas de intervenção.
-
Alargamento dos públicos-alvo
A leitura é um preditor do sucesso escolar, pessoal e profissional e o leitor um sujeito em permanente construção.
Leia 
-
Incentivo à prática da escrita
Incentivo à escrita, enquanto forma de expressão pessoal, interação e comunicação, e condição para reforçar as próprias capacidades de leitura.
Leia 
-
Valorização de todas as literacias
Valorização de todas as literacias em relação às quais a leitura e a escrita são nucleares e transversais, tirando partido do convívio dos textos e do livro com o áudio, o vídeo e a multimédia.
Leia 
-
Reforço da leitura por prazer
Reforço da leitura por prazer, favorecendo a existência de espaços, tempos e oportunidades - formais, não formais e informais - para exercitar a prática e o gosto de ler.
Leia 
-
Estímulo e apoio à consolidação do trabalho colaborativo com as bibliotecas
Estímulo e apoio à consolidação do trabalho colaborativo entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, alargando-o às bibliotecas do ensino superior.
Leia 
-
Aproximação à literatura, ciências, artes e tecnologias
Não há cultura literária, científica, técnica ou artística sem leitura.
Leia 
-
Colocação da leitura e da escrita no centro da escola
Colocação da leitura e da escrita no centro da vida escolar e das aprendizagens, de modo a desenvolver as competências leitoras.
Leia 
-
Mobilização de pessoas qualificadas, experientes, criativas e inovadoras
Mobilização de pessoas qualificadas, experientes, criativas e inovadoras, pondo os recursos do PNL ao seu serviço.
Leia 
-
Levantamento, realização e disseminação de estudos científicos
Produção de estudos académicos.
Leia 
-
Exploração da Web como espaço de partilha, difusão e comunicação
Reforço da presença digital do PNL2027.
Leia 