Alargamento dos públicos-alvo
A leitura é um preditor do sucesso escolar, pessoal e profissional e o leitor um sujeito em permanente construção.

Acompanhando as necessidades de socialização primária com a leitura, a universalização do pré-escolar, a melhoria das aprendizagens básicas, a generalização do ensino secundário como patamar mínimo de habilitações, o reforço da formação e da qualificação de adultos para a empregabilidade e o bem-estar e qualidade de vida dos mais velhos, é essencial, não só consolidar e reforçar as iniciativas desenvolvidas com as crianças e jovens do pré-escolar e do ensino básico, como alargar, também, a intervenção do PNL2027 junto dos que, no contexto familiar, da conclusão da escolaridade obrigatória, nos percursos pós-secundários e do ensino superior, na vida ativa e fora dela, necessitam de adquirir ou melhorar as suas competências de literacia.
Será, assim, dada prioridade a novas atividades dirigidas à 1.ª infância, aos jovens adultos e aos adultos em formação e qualificação, em consonância com os princípios da literacia emergente e familiar e os valores da aprendizagem ao longo da vida.

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2020 © Plano Nacional de Leitura
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