Roteiros Digitais de Leitura
Roteiros Digitais de Leitura
Porque toda a leitura é viagem.

O conceito “Roteiros Digitais de leitura” inspira-se na criação de Jerome Burg, professor de literatura da Califórnia que, em 2008, iniciou a produção de recursos digitais que deu origem ao projeto Google Lit Trips. Em Portugal, o conceito foi desenvolvido, entre 2008 e 2018, no contexto do projeto "Viagens Literárias", que foi apresentando vários exemplos em língua portuguesa deste tipo de recursos.

Em 2018, o Plano Nacional de Leitura 2027 implementou um repositório digital de Roteiros de Leitura, com diversos objetivos, construídos com ferramentas Google. Os roteiros foram realizados em torno de obras recomendadas pelo PNL2027 e obras constantes das Metas Curriculares e Programas em vigor.

Este projeto visa reforçar o entendimento do potencial da literacia digital na promoção da competência leitora, dotando professores e alunos de novos recursos e estratégias, tendo em conta os seguintes objetivos do PNL2027:

- Potenciar a presença e a projeção mediática da leitura nos meios escritos, impressos e digitais, em presença e na Internet;

- Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.

Em 2020, a iniciativa passou a oferecer a docentes e outros profissionais ligados à Leitura e ao Digital, uma Oficina de Formação com a duração de 50 horas (25h de trabalho orientado pela Formadora e 25h de trabalho autónomo).

Os Roteiros já disponíveis são construídos em três plataformas distintas: Google Maps, Google Earth Pro (a versão gratuita do programa que deve ser instalada no computador) e, os mais recentes, no Google Earth Web, a versão que corre nos navegadores Chrome (preferencialmente) e Edge e que permite um acesso facilitado à leitura e aos roteiros através de computador, tablet ou smartphone.

O PNL2027 disponibiliza o acesso a um mecanismo de pesquisa deste repositório através do qual poderá encontrar os roteiros divididos em níveis de proficiência leitora. Boas leituras! Boas viagens!

 



Nota: Os Roteiros publicados na secção Google Earth Pro são roteiros produzidos no âmbito do projeto "Viagens Literárias" entre os anos de 2008 e 2018; foram doados aos PNL2027 como exemplo de abordagens digitais à leitura. Dada a evolução tecnológica, algumas hiperligações do conteúdo desses roteiros poderão estar quebradas. O desenvolvimento desta iniciativa prevê a atualização, em formato Google Earth Web, destas propostas.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura