Roteiros Digitais de Leitura
Roteiros Digitais de Leitura
Oficina de Formação

Inscrições encerradas


 

O PNL2027 lançou em 2021 uma formação sobre o ensino através da utilização de Roteiros Digitais de Leitura. A formação Roteiros Digitais de Leitura: Promoção da leitura numa perspetiva inter e transdisciplinar com ferramentas digitais foi acreditada de 50 horas (25h de trabalho síncrono sob orientação da Formadora + 25h de trabalho autónomo) e o repositório daí decorrente pretendem contribuir para o alargamento do conhecimento das potencialidades destas estratégias e ferramentas digitais, dotando professores e alunos de novos recursos e reforçando o entendimento do valor da literacia digital na promoção da competência leitora.

Para 2023, anunciamos a realização de uma nova turma de Formação a decorrer entre os meses de fevereiro e abril. A inscrição deve ser realizada na área pública dos Formulários PNL2027.


 Consulte a Informação e Cronograma da Turma 4.


Esta iniciativa inclui um repositório digital de Roteiros Digitais de Leitura, acolhendo os recursos produzidos no contexto da formação ministrada pelo PNL2027 ou pelos Formadores dos CFAE que em 2022 realizaram a formação de formadores.

Informações suplementares poderão ser solicitadas via correio electrónico para apoiopnl@pnl2027.gov.pt

Centro de Formação parceiro:

Centro de Formação da Associação de Escolas Loures Oriental (distrito de Lisboa)

Formadora:

Teresa Pombo

Docente de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico, Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas e Formadora de Docentes nas áreas da Didática do Português, Educação para os Media e Tecnologias Educativas. 

Pertence à Direção do Google Lit Trips, projeto literário reconhecido internacionalmente cujos recursos são inteiramente disponibilizados sem qualquer custo. Este projeto foi nomeado pela Asia Society como um dos vencedores do Goldman Sachs Foundation Prize for Excellence in International Education em 2008 e, em 2010, pelo Tech Museum of Innovation como um dos vencedores do Microsoft Education Award for Technology Benefitting Humanity.

Desempenha funções, a tempo parcial, desde setembro de 2017, na Equipa do Plano Nacional de Leitura 2027 onde desenvolve as áreas da literacia digital e dos media.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura