O projeto Residências de Criação Artística e Literária, tendo como ponto de partida uma obra literária ou um autor, propõe-se trabalhar áreas tão diferentes como a fotografia, o desenho, a arte urbana ou a escrita, relacionando-as e criando produtos passíveis de serem apresentados ao público em geral, podendo alguns permanecer, mesmo, no tempo e no espaço, físico ou virtual. Todas as residências terão a duração de uma semana, acontecerão nas pausas letivas e serão orientadas por um artista/profissional de cada uma das áreas abordadas, preferencialmente da região.
Os alunos participantes são jovens que frequentam o Agrupamento de Escolas de Tábua, as Oficinas Municipais de Teatro, a Escola Profissional EPTOLIVA, a Academia Artística e a Gambiarra Associação Cultural.
O projeto tem como público a comunidade em geral.
Os espaços de realização das atividades são o Agrupamento de Escolas de Tábua, a Biblioteca Municipal, o Centro Cultural e o espaço público.
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende duas residências de criação artística e literária por ano.
Dois pontos: Residências de Criação Artística e Literária
Residência de Arte urbana - set 2020
SARAH BEIRÃO (1880 -1974)
Dois Pontos.: Residência de escrita literária, com o escritor Ricardo Fonseca Mota. Tábua. Mov. 14-20 a Ler
O projeto Residências de Criação Artística e Literária tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas de Tábua (AET)e como entidades parceiras a Escola Profissional EPTOLIVA e a GAMBIARRA Associação Cultural.
Os responsáveis institucionais são: Sidónio Fernandes Costa (Diretor do AET), António Oliveira (Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tábua), Carlos Campos (Coordenador do Pólo de Tábua da Escola Profissional EPTOLIVA) e Ricardo Fonseca Mota (Presidente da GAMBIARRA Associação Cultural).
Os responsáveis do projeto são António Neves (professor do AET), Ana Paula Neves e Filipe Pais (Biblioteca Municipal), Ana Morais (Escola Profissional EPTOLIVA) e Gi da Conceição (GAMBIARRA Associação Cultural).
A divulgação será feita através das páginas de Instagram e Facebook a criar para o projeto, bem como das páginas oficiais dos parceiros.
Página web do Projeto
Facebook do Projeto
https://www.facebook.com/pg/gambiarra.associacao.cultural/about/