Ler está na moda: do texto ao gesto e do gesto ao texto
Ler está na moda: do texto ao gesto e do gesto ao texto

  

O projeto Ler está na moda: do texto ao gesto e do gesto ao texto tem como entidade coordenadora a Escola Secundária João de Barros (ESJB) - Biblioteca Escolar José Gustavo e como entidades parceiras a Associação Cultural “O Mundo do Espetáculo”, a Livraria-Bar Menina e Moça, a galeria de arte Min’arte e a Fertagus/Corroios.

A responsável geral do projeto é a professora bibliotecária Maria Lucília Achando e os outros responsáveis são: a direção do AEJB (Professor António Carvalho) e os professores Manuel Augusto João, Celina Busto, Jorge Fernandes, Cristina Gaspar, José Vaz e Paulo Ribeiro.

 

O projeto tem como foco a leitura, mas articulada com várias artes, como o desenho/a ilustração, a música e as artes performativas. Pretende-se dinamizar oficinas de leitura performativa, de modo a permitir aos jovens leitores uma leitura “de dentro para fora”. Os jovens farão sessões de leitura encenada, performativa em vários locais públicos, para a comunidade. Os textos lidos serão também ilustrados pelos jovens participantes. Os espaços públicos das entidades parceiras acolherão exposições e apresentações dos trabalhos que resultarem do projeto.

O núcleo de alunos dinamizador do projeto é constituído por 12 alunos da Escola Básica de Corroios e 8 alunos da ESJB.

O projeto tem como público a comunidade educativa do AEJB.

Os espaços de realização das atividades do projeto são, além dos escolares, a Estação da Fertagus/Corroios, a Livraria Bar Menina e Moça e outros locais públicos.

O cronograma geral do projeto, a concretizar durante três anos, compreende oficinas de leitura, escrita e ilustração, atividades performativas, leituras encenadas, exposições.

A divulgação partirá dos seguintes endereços web:

Facebook das Bibliotecas

Blogue

Facebook do Agrupamento João de Barros

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura