Move In
Move In

No âmbito do Movimento 14-20 a Ler, a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, de Almada, apresenta a leitura encenada: O LAGARTO, de José Saramago.

A criação coletiva da Turma 1.º 8, do Curso Profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade, insere-se no Projeto MOVE IN - Fernão a Ler, da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em parceria com o Gabinete de Gestão de Projetos e Relações com o Exterior da ESFMP (GPRE) e a Associação Cultural O Mundo do Espetáculo (ACOME).

A representação do conto de José saramago teve a participação dos alunos Ana Mascarenhas, Beatriz Garcia, Bruna Fernandes, Catarina Carvalheira, Diana Borralho, Diana Fernandes, Iuri Correia, Ivo Dionísio, Leonor Melo, Liliana Ferreira, Margarida Canarias e Ycaro Oliveira Formação, a Direção Artística de Joana Sabala e contou com o apoio das professoras Alexandra Gralho e Alexandra Alves.

 

 

 

 

O Projeto MOVE IN tem como entidade coordenadora a Biblioteca Escolar da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (ESFMP), Pragal, e como entidades parceiras o Gabinete de Gestão de Projetos e Relações com o Exterior da ESFMP (GPRE) e a Associação Cultural “O Mundo do Espetáculo”.

Os responsáveis do projeto são Alexandra Alves (Professora Bibliotecária da ESFMP), Lurdes Cruz (GPRE) e Catarina Pé Curto (O Mundo do Espetáculo).

O projeto MOVE IN, tendo na sua génese a mobilização para a leitura e a escrita, pretende fazer convergir linguagens e cruzar interesses e potencialidades dos jovens através das artes visuais e digitais, da fotografia, da música e das artes performativas. O projeto assenta na exploração de textos de tipologia diversificada através da utilização da ilustração digital, da música hip-hop e do teatro contemporâneo, com o apoio de formadores convidados e especialistas em diferentes áreas artísticas.


move in

 

Os alunos participantes frequentam a ESFMP, constituindo grupos de 10 a 20 alunos, que funcionarão em workshops quer por grupo-turma, quer por grupo com elementos de várias turmas. 

O projeto tem como público os alunos da escola, a comunidade educativa do concelho de Almada, bem como jovens utilizadores das plataformas digitais.

Os espaços de realização das atividades são essencialmente a escola (ESFMP), mas também outros espaços municipais (e.g. Oficina da Cultura, Casas de Juventude do Município de Almada).

Move in

O cronograma geral do projeto prevê a seguinte distribuição ao longo dos três anos:

-19/20- mobilização de professores e alunos e constituição de equipas; enfoque nas artes visuais em plataformas digitais com produção de conteúdos, inspirados em excertos literários, a serem disseminados via Instagram, Facebook e Youtube; criação de cartazes e bandeiras; participação em eventos em espaços públicos e em equipamentos culturais para divulgação do MOVE IN;

-20/21- utilização das plataformas digitais e participação em eventos dentro e fora da escola; leitura encenada a partir de textos diversos; produção de vídeos com ilustração digital de textos escolhidos pelos alunos;

-21/22- utilização das plataformas digitais e participação em eventos dentro e fora da escola; podcast com leitura de textos e música eletrónica, complementado com ilustração digital vídeo; organização de um festival de poesia contemporânea (leitura e dramatização, música hip-hop, projeções de vídeo, cartazes e lonas); disseminação pedagógico-didática, em contextos escolares e outros, das mais valias do MOVE IN no âmbito da promoção das diferentes literacias e competências do século XXI.

Move in

 

A divulgação partirá dos seguintes endereços web:

Página da BIblioteca

Página do Projeto (em construção)

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura