O projeto Read & Stand Up: Levanta-te por uma causa! tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas de Condeixa (AEC) e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Condeixa, a Biblioteca Municipal Eng.º Jorge Bento (BMEJM) , a Oficina de Teatro de Condeixa (OTC), a Youth CDX (YCDX), o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (CFE) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).
A responsável geral do projeto é Ana Rita Amorim (AEC) e os outros responsáveis são Carla Fernandes, Anabela Costa, Paulo Carregã e professores de Artes Visuais e de Música (AEC), Inês Rodrigues (BMEJM), Marli Silva (OTC), Pedro Camarinho (YCDX), Nádia Marques (CFE) e Cristina Santos (CES).
O projeto concilia a leitura com a oralidade, aplicada à argumentação. O objetivo é ir além da divulgação da palavra e envolver os alunos em estratégias de construção de ideias. O verbo surge então como um suporte ao pensamento, que pretende fomentar nos jovens a capacidade de reflexão e gerar um movimento ativo de intervenção na comunidade escolar e no meio, através de produtos de âmbito performativo, artístico e/ou digital.
Os alunos participantes são a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Condeixa; o Clube de Debate e o Clube Multimédia; 1 turma de 9.º ano; 1 turma de 10.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias; 1 turma de 10.º ano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades; 1 turma do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial.
O projeto tem como público os alunos da ESFN entre os 14 e os 20 anos, todos os jovens que integram as instituições parceiras, bem como a comunidade educativa e local, nomeadamente os seniores do grupo das Lérias, Letras & Companhia.
Os espaços de realização das atividades são os espaços escolares, assim como os espaços de cultura, desporto e lazer do concelho.
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende a abordagem de temas/causas a partir de textos, palestras e debates; o envolvimento do clube de debate e do clube de multimédia do Agrupamento; formações e sessões performativas para apresentação pública de causas; participação em eventos locais, como o Spring Fest (Festival da Juventude), com bancas de leitura, exposições e performances; concursos de escrita argumentativa e oralidade (oratória); pintura de mural, com texto linguístico e icónico, ilustrativo de temas do projeto, em espaços públicos da vila, para divulgação das mensagens dos jovens; ações de rua (marchas por causas, mensagens em outdoors, leitura de textos, bancas de leitura…).
Oficina Tinta Permanente, dinamizada pela atriz Adriana Campos.
Leia o artigo
Textos realizados a partir do Manifesto Antileitura de José Fanha
Leia aqui os trabalhos realizados
Manifesto Antileitura
O concurso de escrita argumentativa “Levanta-te (Stand up) por uma causa!”, promovido pelas bibliotecas escolares do AECDX, mobilizou 18 alunos (12 do 3.º ciclo e 6 do ensino secundário).
Leia os textos premiados
Ver esta publicação no Instagram
Apresentação do Projeto
A divulgação partirá dos seguintes endereços web:
Instagram - #readandstandup