Lemos com sentido(s)
Lemos com sentido(s)

No final de um ano atípico como foi o de 2019-2020, o PNL2027 destaca algumas atividades do Movimento 14-20 a Ler que ocorreram pelo país fora – e também em casa.

Damos, assim, a conhecer algumas realizações dos jovens no âmbito deste projeto envolvendo a leitura e a escrita em articulação com outras linguagens (rádio, cinema, teatro, banda desenhada, ilustração, dança,…) e fazendo uso dos meios digitais.

 

 

Lemos com sentido(s) | Há Poesia em Casa, Florbela Espanca

ES Eng.º Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande

 

 

O projeto Lemos com sentido(s) tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente (AMGP) e como entidades parceiras a Associação Tocandar (AT), o Sport Operário Marinhense (SOM), a Biblioteca Municipal da Marinha Grande (BMMG) e a Rádio Clube Marinhense (RCM).

O responsável geral do projeto é António Santos (professor bibliotecário da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, ESEACD) e os outros responsáveis são: Paulo Tojeira (AT); Cristina Carapinha (SOM); Rosa Vaz (BMMG); Carla Fragoso (RCM).

O Lemos com Sentido(s) pretende, num mundo em que o apelo a novos desafios e sensações é uma constante, transportar a leitura para outra dimensão, associando-a aos diferentes sentidos do corpo humano: visão, olfato, paladar, audição e tato. Com o projeto, os alunos não se limitarão a ler, mas a dar um sentido à leitura, através da música, da representação, das redes sociais e da imagem. Queremos os alunos a tatear e “saborear” os livros, pois só assim poderão ser promotores da mensagem em torno da leitura, que deverá estar presente no dia a dia da escola.

Lemos com sentido

Blogue Lemos em Casa

Os alunos participantes, ao nível da organização e promoção de atividades são: 76 alunos dos Cursos Profissionais de Multimédia e de Cozinha; 25 alunos do Clube de Teatro; 10 alunos da Rádio Calazans; 12 alunos da Calazans TV; 15 alunos do Clube de Debate; 10 alunos que são habituais colaboradores da Biblioteca Escolar.

O projeto tem como público os alunos da ESEACD, os jovens que integram as instituições parceiras, bem como a comunidade educativa e local.

Os espaços de realização das atividades são essencialmente os da ESEACD, mas também alguns espaços municipais (Biblioteca Municipal, Auditório da Resinagem), bem como do SOM.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreenderá a promoção da leitura com a utilização de multimédia, através de: produção de vídeos promocionais de leitura; gravação de momentos de poesia; concursos de booktrailers e nanovídeos relativos a leituras; produção de podcasts, com transmissão na rádio da escola e na RCM; produção de audiolivros. Está prevista a realização de refeições temáticas, baseadas em livros/autores, bem como de diversos espetáculos, como montra do trabalho realizado ao longo do projeto. Terão ainda lugar alguns concursos no âmbito da escrita e a produção de um e-book anual e de um livro no final do projeto, com os melhores textos produzidos ao longo dos 3 anos. Serão ainda realizadas algumas tertúlias em torno da leitura com alunos e com encarregados de educação.

concurso

A divulgação partirá dos seguintes endereços web:

Site do Agrupamento

Mediateca

Instagram

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura