O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) retoma, em janeiro, o ciclo de sessões de divulgação Literatura e Ciência, em parceria com o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL).
Nesta 2.ª sessão, intitulada O Desconhecido Assusta e Fascina - Ciências, Humanidades e Risco: um Convívio Fecundo, os oradores, Dinis Pestana e Alexandre Quintanilha, falarão de livros como o Frankenstein, de Mary Shelley, Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson, e Fausto, de Marlowe, Goethe ou Pessoa. O monstro Frankenstein ou o monstro “escondido” no Dr. Jekyll, libertado pelas substâncias psicotrópicas que o médico inventou e experimentou em si mesmo, atingiram um estatuto mítico que ilustra o fascínio mesclado de terror que marca o desconhecido.
Pretende-se ilustrar, com variados exemplos, que a representação literária do “conhecimento novo” prova que as novas ideias e conceitos científicos e sociais, assim como a sua aplicação, dão, frequentemente, origem a uma enorme criatividade nas Humanidades.
2.º Encontro: 21 de janeiro de 2019, Teatro Thalia
Intervenção Professor Alexandre Quintanilha - Parte I
Intervenção Professor Alexandre Quintanilha - Parte II
1.º Encontro Literatura e Ciência: "Labirintos", 19 de novembro de 2018