Publicam-se os nomes das escolas e das listas selecionadas no concurso 50 Listas. A sua análise permite-nos reconhecer livros para diversos perfis de leitores, cruzando competências de leitura distintas, níveis de desenvolvimento variável e faixas etárias.
Assim, o leque de temas e de estilos é bastante amplo, respeitando o desenvolvimento pessoal, cultural e linguístico-literário de cada um.
A reflexão que cada uma das 246 escolas se propôs fazer contribui largamente para que o processo de seleção de livros se direcione cada vez mais para o leitor e não para o livro como objeto de culto. Convidamos curiosos e interessados a percorrer estas cinquenta listas, encontrando pontos comuns e divergências. A partir daqui, podemos adequar cada vez melhor as sugestões de leitura aos leitores.
O concurso 50 Listas vem dar resposta a uma necessidade amplamente manifestada pelas bibliotecas escolares: a necessidade de mais orçamento para a aquisição e renovação de fundo documental. Com esta iniciativa, o PNL atribui 2000.00€ a cada um dos 50 AE/ ENA, cujas listas de livros mais bem correspondem aos critérios pré-definidos de qualidade, diversidade e representatividade dos vários perfis leitores das comunidades educativas.