Esta é uma proposta de leitura do LAB Plano Nacional de Leitura, com o objetivo de orientar os alunos na compreensão de múltiplas camadas de sentido que a obra nos apresenta, mas também de participar na discussão à escala mundial sobre a sua importância e significado no nosso mundo atual.
As questões apresentadas aos alunos são acompanhadas de páginas destinadas aos professores ou mediadores de leitura. Queremos garantir que os alunos desenvolvem competências complexas de leitura, sem as quais não conseguem ler O Principezinho para além do sentido literal, que pouco significado ou impacto terá.
Também pretendemos contribuir para alargar a discussão desta obra à luz de outros textos, outras formas de expressão e múltiplos outros textos que com ela dialogam. Este é um percurso possível de leitura, que esperamos inspire muitos outros, diversos, mas sempre intencionais. As atividades propostas foram feitas a pensar em alunos dos 2.º e 3.º ciclos, podendo ser adaptadas. Os professores poderão optar por não realizar algumas atividades de maior complexidade, ou aumentar a dificuldade, dependendo do nível de escolaridade dos alunos.
Esperemos que apreciem esta viagem connosco pel’ O Principezinho.