O projeto À boleia com livros tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira (AEDS) e como entidades parceiras a Associação ECO, o Atelier do Papel, o Atelier Aqui no meu Sótão, o Grupo de Teatro LEIRENA, o Município de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria.
A responsável geral do projeto é Natália Caseiro (professora-bibliotecária da Biblioteca da Escola Secundária de Domingos Sequeira, em Leiria) e os outros responsáveis são: Nuno Granja (Associação ECO), Cristina Sousa (Atelier do Papel), Carla Freire (Atelier Aqui no meu Sótão), Frédéric da Cruz (Grupo de Teatro LEIRENA), Raul de Castro (Município de Leiria) e Dulce Correia (Instituto Politécnico de Leiria).
O projeto À boleia com livros tem como tema identificador a Viagem, em torno do qual se vão organizar dinâmicas ligadas ao universo literário (viajantes escritores, viajantes literários, lugares imaginários, etc.) e não literário (viagens célebres, percursos temáticos, roteiros científicos, etc). Estas dinâmicas têm o livro ‘à boleia’ em atividades de leitura e artes performativas, escrita criativa e de adaptação/recriação de textos, artes plásticas com papel, cinema e arte da comunicação em geral.
Os alunos participantes frequentam a Escola Secundária de Domingos Sequeira, tendo-se constituído um grupo de cerca de 50 alunos que se entusiasmou com a filosofia do projeto e deu alguns contributos, mas só numa fase posterior se poderá filtrar este número e constituir grupos dinamizadores por área de expressão e participação: os organizadores, os angariadores, os participantes e os fazedores-artistas.
Veja o testemhunho da aluna Ana Caetano:
O projeto tem como público alunos do ensino secundário e a comunidade educativa do agrupamento – e, eventualmente, da cidade.
À boleia com livros | Oficina de papel marmoreado
Os espaços de realização das atividades são essencialmente a escola-sede (Escola Secundária de Domingos Sequeira), mas também outros estabelecimentos do Agrupamento e espaços municipais a ajustar (Biblioteca Municipal, Teatro Miguel Franco, Museu de Leiria, etc.).
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende um leque variado de atividades, que vão desde encontros com escritores, viajantes, ilustradores e editores, ciclos de cinema, dramatização de textos, produção de vídeo e podcast, oficinas de produção gráfica e plástica, concursos fotográficos, roteiros temáticos, eventos de música e/ou dança e a produção final de um vídeo ou livro promocional da escola. Preveem-se 16 tipos de atividades ao longo da execução do projeto, havendo a preocupação de, em cada período letivo, terem lugar uma oficina de formação, uma sessão de divulgação e um evento para a escola, de forma a que o projeto apresente algum equilíbrio entre atividades artísticas oficinais, contacto com criadores e mediadores culturais e momentos de espetáculo e amostra.
A divulgação partirá dos seguintes endereços web: