À Boleia com Livros
À Boleia com Livros

O projeto À boleia com livros tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira (AEDS) e como entidades parceiras a Associação ECO, o Atelier do Papel, o Atelier Aqui no meu Sótão, o Grupo de Teatro LEIRENA, o Município de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria.

responsável geral do projeto é Natália Caseiro (professora-bibliotecária da Biblioteca da Escola Secundária de Domingos Sequeira, em Leiria) e os outros responsáveis são: Nuno Granja (Associação ECO), Cristina Sousa (Atelier do Papel), Carla Freire (Atelier Aqui no meu Sótão), Frédéric da Cruz (Grupo de Teatro LEIRENA), Raul de Castro (Município de Leiria) e Dulce Correia (Instituto Politécnico de Leiria).

O projeto À boleia com livros tem como tema identificador a Viagem, em torno do qual se vão organizar dinâmicas ligadas ao universo literário (viajantes escritores, viajantes literários, lugares imaginários, etc.) e não literário (viagens célebres, percursos temáticos, roteiros científicos, etc). Estas dinâmicas têm o livro ‘à boleia’ em atividades de leitura e artes performativas, escrita criativa e de adaptação/recriação de textos, artes plásticas com papel, cinema e arte da comunicação em geral.

Os alunos participantes frequentam a Escola Secundária de Domingos Sequeira, tendo-se constituído um grupo de cerca de 50 alunos que se entusiasmou com a filosofia do projeto e deu alguns contributos, mas só numa fase posterior se poderá filtrar este número e constituir grupos dinamizadores por área de expressão e participação: os organizadores, os angariadores, os participantes e os fazedores-artistas.

Veja o testemhunho da aluna Ana Caetano:

 

O projeto tem como público alunos do ensino secundário e a comunidade educativa do agrupamento – e, eventualmente, da cidade.

 

À boleia com livros | Oficina de papel marmoreado

 

Os espaços de realização das atividades são essencialmente a escola-sede (Escola Secundária de Domingos Sequeira), mas também outros estabelecimentos do Agrupamento e espaços municipais a ajustar (Biblioteca Municipal, Teatro Miguel Franco, Museu de Leiria, etc.).

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende um leque variado de atividades, que vão desde encontros com escritores, viajantes, ilustradores e editores, ciclos de cinema, dramatização de textos, produção de vídeo e podcast, oficinas de produção gráfica e plástica, concursos fotográficos, roteiros temáticos, eventos de música e/ou dança e a produção final de um vídeo ou livro promocional da escola. Preveem-se 16 tipos de atividades ao longo da execução do projeto, havendo a preocupação de, em cada período letivo, terem lugar uma oficina de formação, uma sessão de divulgação e um evento para a escola, de forma a que o projeto apresente algum equilíbrio entre atividades artísticas oficinais, contacto com criadores e mediadores culturais e momentos de espetáculo e amostra.

divulgação partirá dos seguintes endereços web:

Timeline

http://www.esds.edu.pt/

https://becre-esds.blogspot.com/

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura