Ler + Qualifica
Adultos a Ler
Ler + Qualifica

Dá-se a conhecer a lista das 4 escolas/Centros Qualifica 2024 selecionados que concorreram à candidatura Ler+ Qualifica. A verba atribuída às escolas já está disponível na plataforma IGEFE, em Área Reservada.

Ler + Qualifica é um projeto lançado pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP I.P.) dirigido à população adulta que frequenta processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), percursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou Formações Modulares (FM e PLA), que lhes permitem obter uma certificação, com o objetivo de desenvolver e reforçar hábitos de leitura e escrita. Pretende-se, assim, desenvolver não só a literacia funcional e instrumental dos adultos, mas também a literacia literária. 

Este projeto decorre desde 2017 e reúne agora 134 Centros Qualifica. Integrado no programa Adultos a Ler, Ler + Qualifica granjeia o reconhecimento público ao motivar os adultos, formadores, as escolas/centros qualifica e os parceiros externos a desenvolverem dinâmicas de promoção das literacias junto da população escolar adulta e divulgar essas atividades à comunidade, fomentando o crescimento de uma rede de CQ a Ler + que potencia e fortalece a sua atuação. 

Tendo em conta os desafios impostos pelo combate às baixas literacias, apela-se à definição de um projeto de promoção de múltiplas leituras em diferentes suportes e com recurso a estratégias criativas de promoção da compreensão leitora e do gosto pela leitura, num contexto de comunicação plural e inclusivo. 

Para mais informações, contactar isabel.marques@pnl2027.gov.pt. 

 

 Mapa_Rede_Ler+ Qualifica_2024

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura