A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista Visão Júnior, realizam, pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”.
Este projeto visa cumprir um duplo objetivo: estimular o gosto pela leitura e promover o exercício da cidadania, valorizando a importância do voto como forma de expressão da opinião e de intervenção cívica.
A festa final de divulgação do resultados das eleições dos livros mais fixes é já na sexta-feira, 31 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Foram quase 23 mil os alunos que participaram na primeira fase de 'Miúdos a Votos', nomeando os títulos que mais gostaram de ler até hoje. Mais de 700 escolas estão inscritas nesta iniciativa.
As propostas dos alunos foram contabilizadas pela Pordata e os livros que receberam mais nomeações integram as listas que vão à votação nacional, no dia 15 de março de 2019.
No 1º, 2º e 3º ciclos as listas integram os livros que receberam mais de 50 nomeações. No secundário, como as propostas foram em menor número, integram a lista os livros que tiveram mais de 30 nomeações.
A campanha eleitoral decorreu entre 28 de janeiro e 13 de março de 2019. Até lá, as bibliotecas irão fazer todos os preparativos.
A informação pode também ser consultada na revista Visão Júnior e na Visão Júnior online, bem como nos canais online das entidades parceiras.
Livros nomeados:
Miúdos a Votos - 4.ª ediçãp - Livros candidatos