Arte de Ler, Arte de Ser
Arte de Ler, Arte de Ser
Escola Básica e Secundária da Sé, Guarda

 

O projeto Arte de Ler, Arte de Ser tem como entidade coordenadora a Escola Básica e Secundária da Sé, do Agrupamento de Escolas da Sé (AE Sé), Guarda, e como entidades parceiras a Biblioteca Comunitária de Maçainhas, ligada à Associação Cultural e Desportiva “Os Beirões”, o Centro de Dia de Maçainhas e a Associação Cultural Calafrio.

Os responsáveis pelo projeto são Sandra Santos (professora bibliotecária no AE Sé), Cristina Reinas, Filomena Carreira e Isabel Moreira (professoras de Português no AE Sé); António Vicente (professor de Artes Visuais no AE Sé); Carina Cardoso (Centro de Dia de Maçainhas); Alexandre Costa (Associação Calafrio) e Judite Tavares (Biblioteca Comunitária de Maçainhas).

O projeto visa sensibilizar os jovens para a importância da leitura nas suas múltiplas formas e contextos, mobilizando-os para a intervenção na comunidade e a participação em iniciativas de índole social e cultural, recorrendo a linguagens várias que permitam a interação de pessoas em espaços e tempos que poderão não ser os das rotinas escolares.

O Arte de Ler, Arte de Ser resulta da necessidade de reforçar sinergias entre múltiplas formas, contextos e objetivos de leitura, por um lado, e de partilha de experiências, vivências e realidade, por outro. A interligação destes elementos contribui para a formação global do aluno e para o bem-estar da população sénior envolvida nas atividades. 

Os alunos dinamizadores pertencem a quatro turmas dos 10.º e 11.º Anos, dos Cursos de Ciências e Tecnologias, Artes Visuais e Curso Profissional de Manutenção Industrial.

Estes são, também, um dos públicos-alvo do projeto. O outro engloba utentes de uma instituição parceira de uma aldeia do Concelho da Guarda, o Centro de Dia de Maçainhas, e os utilizadores da Biblioteca Comunitária de Maçainhas, estrutura inaugurada em agosto de 2019. Em ambos os casos, a ligação entre a Escola e a Comunidade tem-se revelado profícua, salutar e promissora, pelo que é de todo o interesse não deixar quebrar os laços já criados.

Os espaços de realização das atividades são a Escola Secundária da Sé, Guarda; o Centro de Dia de Maçainhas; a Biblioteca Comunitária de Maçainhas; o Teatro do Calafrio, além de espaços públicos ao ar livre e outros associados a cada uma destas entidades.

O cronograma geral do projeto, cuja concretização se prevê para três anos letivos, inclui oficinas de escrita e de ilustração, visitas de estudo, encontros com escritores, oficinas e apresentações de leitura em voz alta, sessões de expressão dramática, sessões de yoga, jogos tradicionais e partilha de conteúdos online através do mural online criado para o projeto através do Padlet.

A divulgação partirá das seguintes hiperligações:

https://bibliotecasaese.blogspot.com/ | https://padlet.com/santossaps707/83pe3me1jrjtj2l1 https://www.facebook.com/bibliose

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura