O projeto Bootcamp das artes: livros, expressões e património tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas de Penacova (AEP) e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Penacova, a Biblioteca Municipal de Penacova/ Centro Cultural, a Escola de Artes de Penacova, o Museu do Moinho Vitorino Nemésio e a Escola Profissional Beira Aguieira.
As responsáveis gerais pelo projeto são: Maria de Lurdes Dias e Matilde Antunes (Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Penacova) e Paula Silva (Coordenadora da Rede de Bibliotecas de Penacova). Outros responsáveis são: Tânia Oliveira (Professora da Escola Profissional Beira Agueira), David Nunes (Professor de Flauta Transversal da Escola de Artes de Penacova), Rodrigo Carvalho (Professor de Canto da Escola de Artes de Penacova), restante equipa da Biblioteca Escolar (BE) e restante equipa da Biblioteca Municipal (BM).
Bootcamp das artes: livros, expressões e património é um projeto multidisciplinar que, partindo da literatura, envolve a história e o património local, bem como a experimentação artística. Prevê o desenvolvimento de atividades que levem os jovens a imergir na literatura fora do ambiente escolar, em contacto com a comunidade, tendo como inspiração textos literários de diferentes autores - Alexandre Herculano, Vitorino Nemésio, António José de Almeida e José Saramago, entre outros - e o património (i)material que os rodeia. Neste projeto, os jovens desempenharão um papel de “influentes criadores”, que procurarão a adesão de outros jovens da comunidade. O projeto pretende estimular hábitos de leitura nos jovens, através do seu envolvimento em bootcamps artísticos. As saídas de campo permitirão as leituras in loco e a exploração de outras linguagens artísticas a partir dos textos lidos.
Os alunos participantes são alunos do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da Escola Profissional Beira Aguieira. Alunos entre os 14 e os 20 anos, da Escola de Artes de Penacova. Alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Penacova. Alunos do 9.º ano da Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva.
O projeto tem como público essencialmente os alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova e os alunos da Escola Profissional Beira Aguieira e restante comunidade educativa e local.
Os espaços de realização das atividades são espaços do AEP (Biblioteca, Auditório, salas de aula e outros), a Biblioteca Municipal (Centro Cultural), Museu do Moinho Vitorino Nemésio, Mosteiro de Lorvão e outros espaços públicos emblemáticos: jardins, moinhos de vento e miradouros (locais inspirados nos textos).
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende atividades que cruzam a literatura, a arte e o património: oficinas de leitura em sala de aula (Alexandre Herculano; António José de Almeida; Vitorino Nemésio; José Saramago) e visitas ao património, que decorrerão em período letivo; dois bootcamps artísticos por ano (Fotografia e Dança; Expressão Dramática/ Oratória; Arte Urbana; Produção Digital e Multimédia; Música), em períodos de interrupção letiva.
A divulgação partirá dos seguintes endereços web:
- Blogue Rede Bibliotecas Penacova
https://bibliotecaspenacova.blogspot.com/
- Página do Facebook Rede Bibliotecas Penacova
https://www.facebook.com/Rede-de-Bibliotecas-de-Penacova-104072064589706/
- Página de Facebook BE
https://www.facebook.com/Biblioteca-Escolar-Penacova-821286651290272
- Página de Facebook AEP
https://www.facebook.com/search/top?q=agrupamento%20de%20escolas%20de%20penacova
- Instagram BE
https://www.instagram.com/bibliotecasescolarespenacova/