Dia Internacional do Livro Infantil
Dia Internacional do Livro Infantil
Livro-objeto
Call e Formação

O Dia Internacional do Livro Infantil assinala-se, a 2 de abril, a data do nascimento de Hans Christian Andersen.

Este ano, a mensagem do International Board of Books for Young People (IBBY) de 2022 é da responsabilidade do Canadá, da autoria do escritor Richard Van Camp e o cartaz da ilustradora Julie Flett.

 

Cartaz

 

O cartaz português que assinala este diada responsabilidade da DGLABé da autoria do ilustrador André Carrilho e transmite a ideia de que (…) cada livro e cada história despertam sentimentos e emoções únicas, que nos ajudam a sonhar e a sentir algum conforto perante um mundo agitado como são as ondas revoltas do mar. 

 cartaz


CALL

 

Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil-2022, o PNL2027 convida à criação de um “livro-objeto”.

Na sequência do sucesso da edição do ano passado, onde participaram 190 trabalhos, alargámos este ano o âmbito desta iniciativa. 

Assim, o convite é dirigido aos educadores, aos professores do 1.º e 2.º ciclos e a outros participantes interessados (famílias, mediadores, autores/ilustradores, …), subentendendo o envolvimento das escolas, das crianças e dos alunos. 

A forma e o tema são escolha de cada grupo/turma participante. 

Os trabalhos devem ser submetidos pela escola-sede dos Agrupamentos, até ao dia 23 de maio, no formulário Livro-Objeto, onde deverá constar a hiperligação de acesso ao vídeo de apresentação e uma fotografia do livro-objeto criado. 

O vídeo (trailer), com duração máxima de 1 minuto, deve mostrar o valor criativo, estético, lúdico e formativo do livro. 

No dia 1 de junho, Dia Internacional da Criança, os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais e no portal do PNL2027 e os autores receberão prémios-surpresa. 

 

Call

 

O livro-objeto distingue-se por romper com o formato tradicional, mantendo, contudo, elementos da materialidade do livro - formato, papel, encadernação, acessórios, dimensão, impressão...-, mas interagindo com o leitor de uma forma mais lúdica, dinâmica, apelando à curiosidade, descoberta, manipulação e permitindo ao leitor um papel mais ativo. 

“Enquanto objeto experimental, claramente destinado a explorar as possibilidades e os limites do livro, os livros-objeto contemplam a dimensão física, interativa, lúdica, experimental/laboratorial, tirando partido da materialidade do livro e da sua construção” Ramos, A. M. (org.) (2017). Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura. Porto: Tropelias & Companhia. 

Para saber mais, propomos que aceda à apresentação Livro-objeto: o relevo da materialidade no processo de leitura, por Ana Margarida Ramos, no âmbito do lançamento da call em 2021, no canal do Youtube do PNL. 

 

 

 

Formação

 

 

Para conhecer o processo criativo do livro-objeto e aprender a construir diferentes tipologias destes livros, iremos realizar a Ação de Curta Duração de 3 horas Livro-objetoum recurso de múltiplas leituras. 

Esta ACD, com a duração de 3 horas, realizar-se-á e será transmitida no Youtube e no Facebook do PNL, em data a anunciar.  

Num 1.º momento, dedicado ao processo criativo do livro-objeto, contaremos com exemplos de autores e partilhade experiências pedagógicas com educadores e professores. 

Num 2.º momento iremos construir diferentes tipos de livros-objeto. 

Para mais informações contactar pedro.ucha.silva@pnl2027.gov.pt 

 

 

Livros e Quizzes

 

Participe nos Livros & Quizzes sobre Livros para a Infância, todas as semanas, no stories do Instagram, a partir do dia 2 de abril.

 

 Cartaz Livros & Quizzes

 

Participe! 

 

Recursos


  • Livros para Ler na Infância
    Livros para Ler na Infância
    Dia Internacional do Livro Infantil
    Leia
  • Mostra de trabalhos
    Call Livro-objeto 2021
    Mostra de trabalhos
    Leia
  • Presépio
    André Pimenta
    Livro-objeto
    Leia
  • Fronteiraz

    Livro-objeto: contribuições para a arte narrativa

    Fronteiraz 24 - André Letria 
    Leia
  •  
    • 6.º Seminário Internacional
      6.º Seminário Internacional de Investigação sobre o Livro-Objeto
      Vídeos
      Leia
    • AE Miguel Torga
      Livro-túnel
      Biblioteca Escolar AE Miguel Torga
      Leia
    •  

Eventos anteriores


2021

2021


2020

2020


2019

2019

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura