O Dia Internacional do Livro Infantil assinala-se, a 2 de abril, a data do nascimento de Hans Christian Andersen.
Este ano, a mensagem do International Board of Books for Young People (IBBY) de 2022 é da responsabilidade do Canadá, da autoria do escritor Richard Van Camp e o cartaz da ilustradora Julie Flett.
O cartaz português que assinala este dia, da responsabilidade da DGLAB, é da autoria do ilustrador André Carrilho e “transmite a ideia de que (…) cada livro e cada história despertam sentimentos e emoções únicas, que nos ajudam a sonhar e a sentir algum conforto perante um mundo agitado como são as ondas revoltas do mar“.
Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil-2022, o PNL2027 convida à criação de um “livro-objeto”.
Na sequência do sucesso da edição do ano passado, onde participaram 190 trabalhos, alargámos este ano o âmbito desta iniciativa.
Assim, o convite é dirigido aos educadores, aos professores do 1.º e 2.º ciclos e a outros participantes interessados (famílias, mediadores, autores/ilustradores, …), subentendendo o envolvimento das escolas, das crianças e dos alunos.
A forma e o tema são escolha de cada grupo/turma participante.
Os trabalhos devem ser submetidos pela escola-sede dos Agrupamentos, até ao dia 23 de maio, no formulário Livro-Objeto, onde deverá constar a hiperligação de acesso ao vídeo de apresentação e uma fotografia do livro-objeto criado.
O vídeo (trailer), com duração máxima de 1 minuto, deve mostrar o valor criativo, estético, lúdico e formativo do livro.
No dia 1 de junho, Dia Internacional da Criança, os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais e no portal do PNL2027 e os autores receberão prémios-surpresa.
O livro-objeto distingue-se por romper com o formato tradicional, mantendo, contudo, elementos da materialidade do livro - formato, papel, encadernação, acessórios, dimensão, impressão...-, mas interagindo com o leitor de uma forma mais lúdica, dinâmica, apelando à curiosidade, descoberta, manipulação e permitindo ao leitor um papel mais ativo.
“Enquanto objeto experimental, claramente destinado a explorar as possibilidades e os limites do livro, os livros-objeto contemplam a dimensão física, interativa, lúdica, experimental/laboratorial, tirando partido da materialidade do livro e da sua construção” Ramos, A. M. (org.) (2017). Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura. Porto: Tropelias & Companhia.
Para saber mais, propomos que aceda à apresentação Livro-objeto: o relevo da materialidade no processo de leitura, por Ana Margarida Ramos, no âmbito do lançamento da call em 2021, no canal do Youtube do PNL.
Para conhecer o processo criativo do livro-objeto e aprender a construir diferentes tipologias destes livros, iremos realizar a Ação de Curta Duração de 3 horas “Livro-objeto, um recurso de múltiplas leituras”.
Esta ACD, com a duração de 3 horas, realizar-se-á e será transmitida no Youtube e no Facebook do PNL, em data a anunciar.
Num 1.º momento, dedicado ao processo criativo do livro-objeto, contaremos com exemplos de autores e partilhas de experiências pedagógicas com educadores e professores.
Num 2.º momento iremos construir diferentes tipos de livros-objeto.
Para mais informações contactar pedro.ucha.silva@pnl2027.gov.pt
Participe nos Livros & Quizzes sobre Livros para a Infância, todas as semanas, no stories do Instagram, a partir do dia 2 de abril.
Participe!
Livro-objeto: contribuições para a arte narrativa
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