Dia Internacional do Livro Infantil
Dia Internacional do Livro Infantil
LIVRO-OBJETO
Call e Webinar

O Dia Internacional do Livro Infantil assinala, a 2 de abril, a data do nascimento de Hans Christian Andersen.

Este ano, a mensagem do International Board of Books for Young People (IBBY) de 2021 é da responsabilidade dos Estados Unidos da América, com autoria da escritora cubano-americana Margarita Engle, sendo o cartaz criado pelo ilustrador brasileiro Roger Mello.

Cartaz Ibby


O cartaz português que assinala este dia pertence a Bernardo P. Carvalho e é inspirado no verso «Quando lemos, crescem-nos asas na mente», do poema, traduzido para português “A música das palavras” de Margarita Engle.


Cartaz DGLAB


 

Programa


Call "livro-objeto"

Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil o PNL2027 convida à criação de um “livro-objeto”.

O convite, dirigido a educadores, professores do 1.º ciclo e outros participantes interessados (famílias, mediadores, ilustradores/ autores, …), subentende o envolvimento das crianças e dos alunos na sua criação. A forma e o tema são escolha de cada grupo/turma participante.

Os trabalhos devem ser submetidos pela escola-sede dos Agrupamentos, até ao dia 24 de maio, no formulário Livro-Objeto, onde conste a hiperligação de acesso ao vídeo de apresentação e uma fotografia do livro-objeto criado. O vídeo (trailer), com duração máxima de 1 minuto, deve mostrar o valor criativo, estético, lúdico e formativo do livro.

No Dia Internacional da Criança, os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais e no portal do PNL2027 e os autores receberão prémios-surpresa.


Cartaz livro-objeto (call+webinar)


O livro-objeto distingue-se por romper com o formato tradicional, mantendo contudo elementos da materialidade do livro - formato, papel, encadernação, acessórios, dimensão, impressão...-, mas interagindo com o leitor de uma forma mais lúdica, dinâmica, apelando à curiosidade, descoberta, manipulação e permitindo ao leitor um papel mais ativo.

“Enquanto objeto experimental, claramente destinado a explorar as possibilidades e os limites do livro, os livros-objeto contemplam a dimensão física, interativa, lúdica, experimental/laboratorial, tirando partido da materialidade do livro e da sua construção”  Ramos, A. M. (org.) (2017). Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura. Porto: Tropelias & Companhia.

Para falar connosco sobre o conceito de "Livro-objeto", Ana Margarida Ramos estará em direto no Youtube e no Facebook do PNL2027, no próximo dia 9 de abril, pelas 18:30h. Participe!

 

Para mais informações contactar pedro.ucha.silva@pnl2027.gov.pt.

 

Livros e Quizzes

Participe no Quiz sobre o autor e ilustrador Pedro Seromenho no Stories do Instagram.

A partir do dia 23 de abril, serão publicados novos quizzes.

 

 

Quizz Semanal - Pedro Seromenho 

 

Para celebrar o Dia do Livro Infantil, Pedro Seromenho partilhou connosco a leitura de A Cegonha Preta, um micro-conto inédito.

  

 

 

Recursos 

 

  • Livros para Dia Infantil
    Os 20 melhores livros infantis de 2020
    Escolha da equipa do PNL2027
    Leia
  • Mão cheia de desculpas
    Mão Cheia de Desculpas
    Videocontos em Língua Gestual Portuguesa
    Leia
  • Jogo O Coelhinho Branco
    Jogo O Coelhinho Branco, 1.º ciclo
    Ana Maria Neves - AE Dr. Ferreira da Silva,  Oliveira de Azeméis
    Leia
  • A zebrinha Malva
    Roteiro Digital de Leitura - A Zebrinha Malva
    Maria da Carmo Almeida, Educadora
    Leia
  • Afinal o Caracol
    Afinal, O caracol de Mafalda Milhões e Fernado Pessoa
    por Cátia Figueira
    Leia
  • Teatro ao Minuto
    Teatro Infantil
    Teatro ao minuto, Cascais
    Leia
  • Histórias Animadas
    O que fazer com uma ideia? de Kobi Yamada
    Histórias Animadas do PNL2027
    Leia
  • A kind of sad story
    A kind of sad story
    Dennis Stein-Schomburg
    Leia
  • Clube de Leitura
    Clube de Leitura
    EB 2, 3 Real
    Leia
  • Plasticus Maritimus
    Apresentação de Plasticus Maritimus
    por Ana Pêgo
    Leia

 

Eventos anteriores:

2020

2020 

2019

2019 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura