Página Inicial > Ações > Eventos > Leituras Centenárias

Leituras Centenárias
Leituras Centenárias
Programa do Centenário de José Saramago
Parceria com a FJS

Decorreu no auditório da Fundação José Saramago (FJS), Casa dos Bicos (Lisboa), a apresentação do Programa do Centenário de José Saramago.

Assinalando a abertura do Centenário, no dia 16 de novembro de 2021 realizar-se-ão, em 100 Escolas Básicas portuguesas, sessões de leitura do conto “A Maior Flor do Mundo”.

Poderão participar nas “Leituras Centenárias” alunos ou alunas do Ensino Básico, de escolas públicas, privadas e cooperativas. A inscrição deverá ser feita até 30 de setembro de 2021, através do endereço centenário@josesaramago.org .

As informações sobre a iniciativa estão disponíveis aqui.

As comemorações, iniciativa de que o PNL2027 é parceiro, decorrerão entre 16 de novembro de 2021 e 16 de novembro de 2022 e organizam-se em quatro eixos: Biografia, Leitura, Publicações e Reuniões Académicas.

– Eixo da biografia – reporta-se ao trajeto biográfico, formativo e cívico de JoséSaramago, em relação direta ou indireta com a sua produção literária;

– Eixo da leitura – refere-se, em primeiro lugar, à leitura da obra de Saramago em escolas, bibliotecas, associações culturais; em segundo lugar, à leitura projetada no debate em torno do pensamento de Saramago; em terceiro lugar, à leitura resultando em adaptações já existentes ou em novas criações, em exposições, no cinema, no teatro, na ópera, no bailado, nas artes plásticas;

– Eixo das publicações – para além da republicação da obra de Saramago, perspetivam-se edições evocativas de vária natureza, bem como publicações sobre a obra saramaguiana: livros, números de revistas;

– Eixo das reuniões académicas – a presença de Saramago na academia motivará reuniões científicas em diferentes locais, em Portugal e no estrangeiro.

 

JS

 

Consagrado internacionalmente através do Prémio Nobel da Literatura (1998), o Centenário de José Saramago é objeto de comemorações em Portugal e outros pontos do mundo, através de uma diversidade de atores e expressões intelectuais e artísticas que reforçam o valor da cultura na transformação da vida humana.

Saber mais
ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.