1.ª parte
2.ª parte
O Plano Nacional de Leitura (PNL) é uma iniciativa de política pública lançada em 2006, com o objetivo de valorizar a leitura, o livro e o prazer de ler, aprofundando a literacia e alargando as práticas de leitura de toda a sociedade portuguesa.
Até 2011, foi opção estratégica do PNL centrar a ação no contexto escolar tendo a leitura orientada na sala de aula constituído o programa mais emblemático desta fase, entre muitos outros de âmbito mais educativo.
A partir de 2011, as condições políticas e financeiras subjacentes à criação e à sustentabilidade do PNL alteraram-se, comprometendo a sua capacidade para levar por diante parte dos objetivos que o tinham motivado.
Em 2017 o PNL foi relançado (PNL2027). Da sua agenda faz parte o alargamento a outros contextos, formais e informais, a outros públicos, crianças, jovens e adultos, e a outros modos de ler e escrever, sedimentados num maior compromisso com outros sectores da governação. Contudo, nem sempre as condições objetivas e subjetivas permitiram a transposição destas propostas para a prática de modo a gerar evoluções significativas nas formas como a leitura e a literacia devem ser promovidas e exercitadas nas escolas, nas famílias e numa sociedade em mutação acelerada e a exigir conhecimentos e recursos muitíssimo diferenciados.
Em 2020, a pandemia veio revelar e agravar estes problemas. A leitura e a escrita são uma literacia fundamental para a informação e a comunicação, a aquisição de conhecimento, a inclusão e a cidadania, quaisquer que sejam os seus contextos, formatos e suportes. O baixo nível de proficiência leitora afeta a saúde e o bem-estar, o sucesso escolar, o desempenho profissional e o desenvolvimento justo e equitativo de toda a sociedade. O acentuar das desigualdades e a regressão escolar acelerados pelo confinamento forçado obrigam à adoção de novas formas de ensino e aprendizagem em que o analógico e o digital têm de se complementar e a leitura e a escrita necessitam de adquirir um renovado protagonismo, elegendo a motivação e o gosto de ler como fatores essenciais para se ler mais, ler melhor e elevar os níveis de literacia, quaisquer que sejam as áreas do saber.
Hoje, as consequências da pandemia estão à vista de todos e tornam irrefutáveis algumas das medidas a adotar. A aprendizagem e a consolidação das competências de leitura e escrita têm de voltar a ser, independentemente dos media usados, uma prioridade política a que as condições do PNL2027 devem poder conferir uma concretização consistente.
Passados 15 anos sobre a criação do PNL, a reposição da leitura orientada na sala de aula, a disponibilização de uma biblioteca digital com livros e recursos numerosos e variados, a criação de uma linha de apoio dirigida às Comunidades intermunicipais/municípios para o estabelecimento de Planos Locais de Leitura e a celebração de parcerias para a execução periódica de estudos de monitorização dos hábitos de leitura dos portugueses são as propostas mais significativas do PNL2027 neste sentido e nesta circunstância.
É para refletir sobre as soluções adotadas a nível global para enfrentar os desafios impostos pela nova conjuntura nos âmbitos da leitura e do livro, os caminhos para a recuperação e para a melhoria dos indicadores nacionais de leitura e literacia e o papel reservado ao PNL2027 neste contexto, que esta 5º Conferência do PNL2027 se realiza contando, para o efeito, com as vozes de estudiosos, especialistas, agentes educativos e culturais, responsáveis políticos e de todos os que se lhe quiserem associar.
No dia 28 de outubro, assista também à Conferência Final do PICCLE
Conferência PNL2027 - 6 nov. 2017
Conferência PNL2027 - 31 out. 2018
Conferência PNL2027 - 24 out. 2019
Conferência PNL2027 - 29 out. 2020