Contar com a Biblioteca
Contar com a Biblioteca
Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal

 

 Atividade Narrativas Digitais 

No âmbito do projeto Contar Com A Biblioteca, do projeto Movimento 14-20 a Ler, apresentação da atividade Narrativas Digitais por alunos do 12.º ano C, aos alunos do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal. A produção multimédia, que envolveu a Oficina de Multimédia B e a disciplina de Psicologia B, foi produzida por alunas do 12.º ano e consiste na construção de animações 2D em stop-motion sobre temas da Cidadania (como as questões do ambiente, da violência doméstica, a importância do pensamento crítico, etc.) apresentados e debatidos com os jovens alunos do 4.º ano do agrupamento.

 

 

Comunhão e partilha de experiências de storytelling

 

 

Atividades de escrita, reconto e ilustração de uma história

 

Ainda na sequência do projeto Contar Com A Biblioteca, duas atividades exemplificativas de intercâmbio entre ciclos: comunhão e partilha de experiências de storytelling, que envolveu turmas do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos e alunos do 1.º ano; e atividades de escrita, reconto e ilustração de uma história, com alunos do 3.º ano e do 12.º ano de Artes, na Biblioteca Escolar. 

 

O projeto Contar com a Biblioteca tem como entidade coordenadora a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal e como entidades parceiras a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e a Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).

Contar com a biblioteca pretende desenvolver as competências da leitura e da escrita e dinamizar atividades que envolvam alunos do ensino secundário. São propostos desafios de escrita criativa que envolvem diferentes literacias (leitura, escrita, digital, visual, multimédia). Estes serão desenvolvidos em sessões na biblioteca escolar, que poderão assinalar algumas datas específicas, e serão concretizados por alunos do ensino secundário. Pretende-se que os alunos sejam capazes de produzir, partindo de guiões e situações determinadas, textos narrativos, incidindo na produção de pequenas histórias. As histórias serão objeto de ilustração e/ou de trabalho multimédia, ou seja, produção de vídeos e/ou animações a partir destas. A finalidade será apresentar as narrativas, ilustrações e trabalhos multimédia a turmas do 1.º ciclo, sendo dinamizadas sessões em que os protagonistas serão os alunos do ensino secundário, na medida em que estes são os autores dos produtos.

 

Testemunhos de alunas sobre a participação no projeto "Contar com a Biblioteca", AE Alcácer do Sal.

 

Esta iniciativa responde à necessidade de cruzar ciclos de ensino, num agrupamento que abrange desde o ensino pré-escolar até ao secundário, e de criar um projeto de articulação entre a biblioteca e o trabalho pedagógico nas diferentes áreas do saber, pois será realizado com a colaboração de disciplinas, áreas e projetos diversos do agrupamento. Encontra-se assente na promoção da leitura, essencialmente, da leitura expressiva, ou do storytelling, na promoção da escrita, da expressão plástica e da produção multimédia. Encontra-se, também, fundamentada na necessidade transversal que se sentiu em diferentes áreas curriculares e disciplinas e que impulsionou a iniciativa de um laboratório de escrita criativa, de leitura expressiva de narrativas e intercâmbio entre ciclos. Estes aspetos são relevantes para a construção de produtos que tenham na sua génese o convívio com a diversidade temática e expressiva.

Os alunos do ensino secundário envolvidos nesta iniciativa beneficiam, também, de ações formativas acerca de animação e mediação de leitura por parte das técnicas de animação da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e do apoio da Rede de Bibliotecas de Alcácer do Sal (RBSal).

Os responsáveis são a professora bibliotecária do agrupamento, Julieta Meles, o professor de Oficina de Multimédia B, de Educação Visual e membro da equipa da biblioteca escolar, António Candeias, e a bibliotecária municipal de Alcácer do Sal, Cristina Barrela.

Os alunos participantes são os alunos do 11º C/D, no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, do 12º C, no âmbito de Oficina Multimédia B, e os alunos da disciplina de Psicologia B do 12.º B/C, além de grupos de alunos cujos percursos escolares e formativos possam ir ao encontro das iniciativas a desenvolver no âmbito do projeto (alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual, alunos do 10º e 11º anos do Curso Profissional de Restauração, entre outros).

O projeto tem como público os alunos do agrupamento e a comunidade.

Os espaços de realização das atividades são as bibliotecas da Escola Secundária, da Escola Básica Pedro Nunes, da Escola Básica de Comporta, e da Biblioteca Municipal, além de outros que possam ser pertinentes, de acordo com as temáticas e os objetivos.

O cronograma geral do projeto, ao longo dos três anos, compreende diversas atividades, tais como um laboratório de escrita criativa, uma oficina de animação de leitura com a professora bibliotecária e as técnicas da Biblioteca Municipal, storytelling e mediação de leitura para os alunos do 1.º ciclo, “Histórias animadas”, ou seja, criação de vídeos de animação e atividades de ilustração com alunos da disciplina de Oficina de Multimédia B e do 9.º ano de Educação Visual que colaborem, também, com o projeto.

divulgação partirá das seguintes hiperligações:

Jornal Voz do Sado 

Facebook do Agrupamento

Facebook da Biblioteca Escolar

Instagram da Biblioteca Escolar

Canal do Youtube da Biblioteca Escolar 

Site do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal – página da Biblioteca Escolar

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura