Conto Contigo
Conto Contigo
Programa de Literacia Familiar

«Conto Contigo» é um programa de literacia familiar de curta duração e de carácter lúdico, concebido para bibliotecas municipais, bibliotecas da rede escolar ou associações de base local, com o objetivo de fomentar competências parentais de suporte ao desenvolvimento da literacia emergente de crianças em idade pré-escolar (5-6 anos), a pensar especialmente em famílias que mais dele possam beneficiar, nomeadamente, aquelas que possam estar em risco de exclusão socioeconómica.

Disponibilizamos o acesso a uma das fichas planificadas.

Para saber mais sobre o «Conto Contigo» e ter acesso às restantes fichas aceda aqui, faça o registo e terá à sua disposição todos os conteúdos do programa.

O Programa de Literacia Familiar Conto Contigo teve início em 2018, em parceria com a Fundação Aga Khan Portugal, pressupondo o convite a famílias com crianças em idade pré-escolar, de 5 e 6 anos, a participarem em 8 sessões lúdicas, centradas no desenvolvimento das competências de literacia emergente.

As sessões têm uma estrutura fixa e compreendem 5 momentos: 1 - Acolhimento    2 - Leitura de uma história  3 - Jogos Sonoros   4 - Atividades de Escrita   5 - Conversa com as famílias.

 

 

Aga Khan

 

Leia

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura