5 de maio
5 de maio
Celebrar a língua que nos une

Em 2019, a UNESCO declarou o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O português encontra-se entre as cinco línguas maternas mais faladas do mundo: são mais de 290 milhões de falantes, estimando-se que, no final do século, este número ascenda a 487 milhões.

O PNL 2027 celebra, assim, nesta data os falantes de português no mundo, nomeadamente os pensadores, os artistas, os escritores, os leitores que diariamente se inventam em português. Com palavras.

 

As palavras são boas. As palavras são más. As palavras ofendem. As palavras pedem desculpa. As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras são dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas. As palavras estão ausentes. Algumas palavras sugam-nos, não nos largam: são como carraças: vêm nos livros, nos jornais, nos «slogans» publicitários, nas legendas dos filmes, nas cartas e nos cartazes. As palavras aconselham, sugerem, insinuam, ordenam, impõem, segregam, eliminam. São melífluas ou azedas. O mundo gira sobre palavras lubrificadas com óleo de paciência. Os cérebros estão cheios de palavras que vivem em boa paz com as suas contrárias e inimigas. Por isso as pessoas fazem o contrário do que pensam, julgando pensar o que fazem. Há muitas palavras.

José Saramago, Deste Mundo e do Outro


Ler em vários sotaques

Ler em vários sotaques

 

Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o PNL2027 lançou a iniciativa Ler em vários sotaques, com o intuito de valorizar a diversidade de pronúncias existente nas diferentes regiões do País ou noutros países e culturas. Ouça aqui os podcasts.

Nota: Devido ao elevado número de podcasts recebidos, alguns ainda estão em processo de publicação no Anchor. Até ao final da semana, estarão todos publicados. 

 

O PNL2027 recupera, assim, a ideia da leitura em voz alta em diferentes sotaques concretizada na primeira fase do PNL, dando, simultaneamente, continuidade ao convite para a realização de podcasts do ano anterior. 

 

Os AE/ENA, os Centros Qualifica, as Bibliotecas Escolares, Municipais e do Ensino Superior, as Associações Culturais e Artísticas, a Rede de Ensino Português no Estrangeiro do Camões, I.P., e demais interessados, todos foram convidados a criarem podcasts de leitura de textos literários em língua portuguesa com vários sotaques. E aceitaram o convite em massa. O Ler em vários sotaques foi um êxito: recebemos mais de 700 podcasts do país inteiro, bem como de alguns países da CPLP e da Rede de Ensino Português no Estrangeiro do Camões, I.P., com leitores de todas as idades e sotaques variados. A todos os que participaram com tanto entusiasmo, o nosso mais vivo agradecimento. O resultado ouve-se aqui.

 

Entre 2 e 6 de maio, divulgamos aqui alguns dos podcasts recebidos.

 

Cartaz

 

No dia 5 de maio, pelas 14h15, uma seleção de podcasts Ler em vários sotaques será transmitida no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa do Ministério da Educação, a partir da Escola Secundária de Santa Maria, Agrupamento de Escolas Monte da Lua, em Sintra.

 

Este evento pode ser assistido aqui:



Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Contos


O concurso literário Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa é uma iniciativa conjunta da responsabilidade da Porto Editora, do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), que tem como objetivo maior promover a Língua Portuguesa no Mundo, através do estímulo à criação literária. A iniciativa teve a sua 1.ª edição no ano de 2021 e, este ano, ocorreu a 2.ª edição.

O Concurso dirigiu-se a alunos de cursos de língua e cultura portuguesas, na rede de Ensino Português no Estrangeiro (rede oficial e rede apoiada), em leitorados do Camões, I.P., e em universidades com Centros de Língua Portuguesa (CLP).

Das 125 candidaturas, o júri selecionou cinco contos vencedores, um por cada categoria. Conheça-os.

 

 

Destaques e Sugestões de Leitura


Destaques - Autores de Língua Portuguesa

 Destaque

 

 

Os Destaques e as Sugestões de Leitura do mês de maio são dedicados, neste contexto de celebração, a títulos de autores em língua portuguesa.

 

Sugestões

Sugestões do PNL2027

 

 

 

Clubes de Leitura na Escola – Encontro em linha com João Tordo


CLE 5 de maio. Encontro em linha com João Tordo.


Os encontros em linha com escritores pretendem animar os Clubes de Leitura na Escola (CLE) ao longo do ano letivo.  

No dia 5 de maio, das 10h00 às 11h00, com a presença de João Tordo, para os CLE do secundário e a partir da obra A Mulher que Correu Atrás do Vento, procuraremos, mais uma vez, fazer da leitura um lugar de interação, onde os jovens podem melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros.  

Pode acompanhar a sessão em diferido aqui.



Português de lés a lés 

 Português de lés a lés

 

Quiz sobre formas regionais de dizer, no Instagram, ao longo do dia 5 de maio.

 

Celebrar a língua é também brincar com a sua variação em termos geográficos.

Para o quiz no Instagram, fomos buscar ao colorido do vocabulário e das expressões idiomáticas que se ouvem pelo país fora exemplos curiosos.

 

 

 

 

OUTROS RECURSOS

 

  • RTP play
    RTP Play. Páginas de Português, ep. 15, 10 de abril 2022
    Conversa com Nélia Alexandre, professora e investigadora dos crioulos de base portuguesa
    Leia
  • DN
    Diário de Notícias, 18 abril 2022
    A ignorância é a mãe de todos os preconceitos, Margarita Correia
    Leia
  •  
  • Ciberduvidas
    Paisagens linguísticas - a multimodalidade da comunicação contemporânea
    Edleise Mendes, Universidade Federal da Bahia in Ciberdúvidas 
    Leia
  • Observatório da Língua Portuguesa
    A falar é que a gente se entende
    por cortesia de Maria João Bourbon (texto) e Carlos Esteves (infografia)
    Leia
  • 10 palavras
    Dez palavras de origem catalã
    por Marco Neves, Certas Palavras
    Leia
  • Ciberduvidas
    A pronúncia "a iágua" (regionalismo) por Carlos Rocha
    in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
    Leia
  • Observatório da Língua Portuguesa
    "Camões com Dendê" por Yeda Pessoa de Castro
    Observatório da Língua Poertuguesa
    Leia
  •  
 

Veja também

2021

2021


2020

 2020



LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura