Dia Mundial da Leitura em Voz Alta 2025
Dia Mundial da Leitura em Voz Alta 2025
Faz ouvir a tua voz!
5 fevereiro

Faz ouvir a tua voz! 

 

No próximo dia 5 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. 

Ler em voz alta traz múltiplos benefícios: da melhoria de funções cognitivas, como a memória e a concentração, ao contributo para o crescimento pessoal, passando pelo fomento das relações sociais. 

 Ler em voz alta é, também, fonte de prazer e diversão. Para o desafio deste ano, focamo-nos no prazer de ler. 

 Porque cada voz é única e todas merecem ser ouvidas, mantemos o mote Faz ouvir a tua voz! 

 Faz ouvir a tua voz, porque ler é divertido e prazer! 

 Divulgaremos as leituras nas nossas redes sociais no dia 5 de fevereiro. 

 

Participa neste desafio! 

 


 

 

Como participar: 

    1. Selecionaum pequeno texto (poema, aforismo, microconto, breve excerto de autor ou livro preferido,). 
    2. Escolher uma forma divertida de o ler em voz alta (deixamos algumas sugestões). 
    3. Gravar a leitura em vídeo: máx. 2 minutos. 
    4. Publicao vídeo nas redes sociais – Instagram e/ou Facebook– identificando a publicação com o hashtag #fazouviratuavozpnl e fazendo tag do Plano Nacional de Leitura. 

 

 Sugestões 

Ler… 

- em coro 

- a pares 

- ao espelho 

- para o animal de estimação 

- com eco 

- com grande entusiasmo / dramaticamente 

- dramaticamente e com gestos 

- monotonamente / monocordicamente 

- com onomatopeias 

- acrescentando efeitos de sons (buzinas, etc.) 

- com medo de que alguém esteja a ouvir 

- como se fosse uma determinada personagem/ autor 

- ao ritmo de uma música 

- variando a velocidade (uma frase, linha, passagem ou expressão lida muito depressa, seguida de outra lida muito devagar,…) 

- variando o volume (uma frase, linha, passagem, expressão lida muito alto, seguida de outra lida em sussurro,…) 

- como se estivesses zangado/a 

- com adereços 

- marcando a pontuação com diferentes sons (e.g.ponto=pancada; vírgula=campainha,…) 

- com óculos engraçados: óculos de ler mágicos 

- no escuro, com uma lanterna 

-como um ventríloquo, com um fantoche de mão 

- a cantar 

- no pátio, no jardim ou no quintal, com um megafone 

- vestido/a como uma das personagens do texto 

- à maneira de uma personalidade: escritor, ator, músico, futebolista, apresentador de televisão,… 

- como um rei/ uma rainha: quem lê usa uma coroa de leitor, que, em seguida, passa a outro leitor

- como se fosse slam 

- à desgarrada 

- como num comício ou numa manifestação 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura