Os textos ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais
Os textos ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais
Partilhando experiências

A ação de formação Os textos ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais, formação online e gratuita, com duração de 30h (25h assíncronas + 5h síncronas), equivalente a 1 ECTS, decorreu entre abril e maio de 2021

 

 

Veja alguns dos trabalhos dos formandos e a recomendação do livro Nuevos caminos para la lectura, la literatura y la comunicación, que inclui, na página 149, um artigo de Naiane Menta Tres, a propósito dos clubes de leitura no Brasil e a influência dos livrotubers. 


Nuevos caminos para la lectura, la literatura y la comunicación


Nuevos caminos para la lectura, la literatura y la comunicación  

Autores Moisés Selfa Sastre Enric Falguera Garcia Aurora Martínez Ezquerro (Eds.) 

 Edicions de la Universitat de Lleida Lleida, 2021 

 

Esta ação resultou de uma parceria entre o PNL2027, a Red Internacional de Universidades Lectoras (RIUL), o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e o Instituto Politécnico de Beja (IPB) e foi coordenada por Naiane Carolina Menta Tres, professora na Universidade Federal da Fronteira Sul – Paraná - Brasil, e por Estíbaliz Barriga Galeano, da Universidad de Extremadura, tendo por responsável académica Natividade Pires, professora do IPCB.

A formação pretendeu contribuir para a reflexão sobre as práticas leitoras de obras ficcionais que ocorrem de maneira interativa e sensorial, promovendo um espaço de debate para leitores e mediadores de ficção transmediática. Foi, por isso, uma iniciativa dirigida a professores de todos os níveis de ensino (básico, secundário e superior), professores bibliotecários, bibliotecários, mediadores e todas as pessoas interessadas em práticas de leitura interativa, sensorial e transmediática.

Para mais informação, contactar: cristina.sarmento@pnl2027.gov.pt

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura