O Plano Nacional de Leitura apresenta o primeiro material didático publicado em Portugal dedicado à leitura de literatura por aprendentes de português como língua adicional.
Este guia oferece orientações práticas e fundamentadas para professores que ensinam português a públicos não nativos – seja como língua de acolhimento, língua estrangeira, língua de herança ou segunda língua. Intitulado Guia de Leitura PLA/PLE/PLNM/PLH/PLS, o documento propõe uma abordagem inovadora, integrando literatura e ensino da língua numa perspetiva cultural, linguística e pedagógica.
Estruturado em seis capítulos, o guia aborda as vantagens da leitura literária, propõe sugestões de leitura por níveis de competência linguística, estratégias de mediação, propostas para leitura autónoma, formas de monitorização dos progressos e instrumentos de avaliação. Parte de conhecimento científico atualizado e práticas educativas consolidadas, aproximando investigação e contexto de sala de aula.
Ao reconhecer o papel central da literatura no desenvolvimento vocabular, cognitivo, cultural e pessoal, este guia responde a um desafio antigo no ensino do português como língua adicional, afirmando que ler literatura com os aprendentes não só é possível como desejável – em qualquer parte do mundo.
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