Para celebrar o Dia Mundial da Poesia em 2025, o Plano Nacional de Leitura lança o Guia de Leitura de Poesia, um recurso didático para todas as escolas do país.
Este guia propõe percursos de leitura adequados aos diferentes níveis de educação e ensino, oferecendo sugestões práticas e tópicos de reflexão para a exploração da poesia em contexto escolar. Com estas propostas para leitura extensiva, pretende-se que os alunos leiam – e releiam – os textos de forma autónoma, regular e que escolham ler poesia. Organizado por níveis de ensino, apresenta uma seleção de poemas de autores portugueses e estrangeiros, acompanhados de propostas de trabalho que incentivam uma leitura ativa e envolvente. A investigação tem mostrado que muitos professores se sentem menos à vontade para ensinar poesia, preferindo outros géneros literários (Cremin, 2008). Além de se fundar nos benefícios da leitura poética, este guia procura fornecer estratégias concretas para que alunos e docentes possam aproximar-se da poesia de forma mais significativa.
Acreditamos que a poesia deve ser vivida para além das páginas dos manuais e que a sua leitura pode tornar-se numa experiência transformadora, de crescimento pessoal e de respeito pela opinião do outro. Como sugere Phyllis Klein, a poesia "dá ritmo ao silêncio, luz à escuridão" – e é essa luz que esperamos ajudar a trazer para a sala de aula.
Guia de Leitura de Poesia [pdf]