Iniciativa Educação
Iniciativa Educação
Estratégias de estudo

A Iniciativa Educação acaba de produzir uma série de vídeos animados sobre estratégias de estudo (“Estudo a 100%”) que dão indicações muito úteis aos jovens, particularmente aos que estão a estudar para exames. Todas as peças deste projeto estão fundamentadas na investigação científica sólida e atualizada, disponível no site da Iniciativa Educação.



O PNL2027 convida a conhecer estes vídeos, assim como as fichas que resumem o seu conteúdo e as páginas web onde estão explicados os fundamentos científicos das recomendações práticas.


100 %

 

As Histórias de A a Z fazem parte do programa AaZ - Ler Melhor, Saber Mais, desenvolvido por Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação.

Trata-se de um conjunto de vídeos de leitura acompanhada para crianças do 1.º e 2.º anos de escolaridade, em que as palavras vão sendo realçadas à medida que vão sendo lidas em voz alta. Depois da leitura, a história volta a passar sem som para que possa ser lida autonomamente. A velocidade da leitura foi pensada para crianças que estão a aprender a ler, mas pode ser alterada nas definições do vídeo.

 

a a z

 

As histórias que integram este projeto são escolhidas a partir de uma seleção feita em colaboração com o PNL2027, os editores e os autores.

As primeiras histórias são O coelhinho branco , O dia em que me tornei pássaro e O Escaravelho.

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura