(In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte
O projeto (In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo e como entidades parceiras a Junta de Freguesia de Ramalde, a Escola Pallco e a Associação de Teatro Drama Box.
A responsável pela coordenação do projeto é Marisa Pedrosa Tavares da Silva (Professora Bibliotecária do Agrupamento Fontes Pereira de Mello), coadjuvada por: Selda Soares (Professora de Português na Escola Básica e Secundária Maria Lamas), António Filgueiras (Professor de Educação Física na Escola Básica e Secundária Maria Lamas) e restante equipa da Biblioteca Escolar (BE) da Escola Básica e Secundária Maria Lamas.
(In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte é um projeto multidisciplinar que parte da literatura, através da qual os jovens 14-20 iniciarão a construção deste projeto a partir das suas histórias de vida.
Assista ao testemunho de testemunho da atriz de teatro, Daniela Pinto:
A comunidade em que estes jovens se inserem está distante da produção e do consumo de bens culturais. O objetivo é, partindo da voz dos alunos e das suas histórias de vida e através de leituras propostas, nomeadamente em círculos de leitura, desenhar com os alunos as melhores estratégias para passar da invisibilidade (a sua e a da comunidade) para a identidade cultural e as suas consequentes manifestações.
Os alunos participantes pertencem a três turmas do 9.º ano, 9.º A, 9.º B e 9.º C, e às três turmas dos cursos profissionais.
O projeto tem como público, essencialmente, os alunos da Escola Básica e Secundária Maria Lamas e a comunidade local.
Os espaços de realização das atividades são espaços do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo (Biblioteca, Auditório, salas de aula e outros), bem como outros equipamentos culturais.
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende atividades que cruzam a literatura, o teatro, a dança, o canto e a música. O primeiro ano é dedicado à aquisição de conhecimento, de formação e desconstrução; ao longo dos restantes anos, procuraremos integrar o conhecimento e o trabalho realizado anteriormente, na construção de novas etapas, de novas dinâmicas e de novos objetos artísticos. Em cada ano apresentaremos publicamente o resultado do trabalho desenvolvido, em eventos performativos e/ou plásticos direcionados para a escola e posteriormente para a comunidade circundante. Na escola, procuraremos uma aproximação aos mais jovens e a sua gradual integração nas atividades, de forma a garantir a continuidade deste projeto, mesmo para lá dos três anos da sua implementação. Na comunidade circundante (ruas e bairros, jardins e equipamentos culturais) procuraremos afirmar a identidade, reforçar a pertença e difundir práticas de leitura e artísticas como formas de expressão.
A divulgação partirá dos seguintes endereços web: