(In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte
(In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte
Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo

(In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte

 

O projeto (In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo e como entidades parceiras a Junta de Freguesia de Ramalde, a Escola Pallco e a Associação de Teatro Drama Box.

 

 O PNL esteve com o projeto [In] Visibilidades, na EBS Maria Lamas, AE FONTES Pereira de Melo, Porto, e aplaudiu o exercício de final de ano dos alunos do curso profissional de desporto. Vejam e ouçam o excerto. Não calem nunca a poesia.

 

A responsável pela coordenação do projeto é Marisa Pedrosa Tavares da Silva (Professora Bibliotecária do Agrupamento Fontes Pereira de Mello), coadjuvada por: Selda Soares (Professora de Português na Escola Básica e Secundária Maria Lamas), António Filgueiras (Professor de Educação Física na Escola Básica e Secundária Maria Lamas) e restante equipa da Biblioteca Escolar (BE) da Escola Básica e Secundária Maria Lamas.

(In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte é um projeto multidisciplinar que parte da literatura, através da qual os jovens 14-20 iniciarão a construção deste projeto a partir das suas histórias de vida.


Assista ao testemunho de  testemunho da atriz de teatro, Daniela Pinto:



A comunidade em que estes jovens se inserem está distante da produção e do consumo de bens culturais. O objetivo é, partindo da voz dos alunos e das suas histórias de vida e através de leituras propostas, nomeadamente em círculos de leitura, desenhar com os alunos as melhores estratégias para passar da invisibilidade (a sua e a da comunidade) para a identidade cultural e as suas consequentes manifestações.

Os alunos participantes pertencem a três turmas do 9.º ano, 9.º A, 9.º B e 9.º C, e às três turmas dos cursos profissionais.

O projeto tem como público, essencialmente, os alunos da Escola Básica e Secundária Maria Lamas e a comunidade local.

Os espaços de realização das atividades são espaços do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo (Biblioteca, Auditório, salas de aula e outros), bem como outros equipamentos culturais.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende atividades que cruzam a literatura, o teatro, a dança, o canto e a música. O primeiro ano é dedicado à aquisição de conhecimento, de formação e desconstrução; ao longo dos restantes anos, procuraremos integrar o conhecimento e o trabalho realizado anteriormente, na construção de novas etapas, de novas dinâmicas e de novos objetos artísticos. Em cada ano apresentaremos publicamente o resultado do trabalho desenvolvido, em eventos performativos e/ou plásticos direcionados para a escola e posteriormente para a comunidade circundante. Na escola, procuraremos uma aproximação aos mais jovens e a sua gradual integração nas atividades, de forma a garantir a continuidade deste projeto, mesmo para lá dos três anos da sua implementação. Na comunidade circundante (ruas e bairros, jardins e equipamentos culturais) procuraremos afirmar a identidade, reforçar a pertença e difundir práticas de leitura e artísticas como formas de expressão.

 

divulgação partirá dos seguintes endereços web:

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LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
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Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
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