Leitura em Família
Leitura em Família
Leitura em Vai e Vem | Já Sei Ler

Divulgam-se os resultados das inscrições 2021 no programa Leitura em Família. Deseja-se deste modo continuar a incentivar o contacto com os livros e o envolvimento parental na descoberta do prazer de ler dos 0 aos 10 anos.

 

Leitura em Vai e Vem

 Leitura em Vai e Vem

A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação, com incidência relevante em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender. Neste contexto, a escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida.

 Já Sei Ler

 Já Sei Ler

Reconhecendo a proximidade que os educadores e professores têm com as famílias, o PNL2027, através dos Programas Leitura em Vai e Vem e Já Sei Ler, convida-os à leitura diária com as crianças, a diversificar as obras disponíveis, a selecionar textos infantis de qualidade, a escolher outras que lhes agradem e que as incentivem, entusiasmem e ajudem a realizar um percurso evolutivo de leituras.

A concretização deste Programa e o seu impacto dependem do apoio de todos: direções dos agrupamentos, docentes, não-docentes e famílias.

 

 

Apoios

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura