Seminário PNL2027-RIUL
Seminário PNL2027-RIUL

14h30













No Superior sê um Super-Leitor

 

Apresentação – Natividade Pires.

Coordenadora da RIUL em Portugal, IP Castelo Branco

Elsa Conde

Subcomissária do PNL2027

Eloy Martos

Coordenador da RIUL, Universidad de Extremadura

Cristina Robalo Cordeiro

Representante da SECTES na Comissão Interministerial do PNL2027, Universidade de Coimbra

María José Gálvez

Directora General del Libro y Fomento de la Lectura, (Espanha)

15h30  

Pausa

15h45

Painel 1

 

Leitura, emoção e conhecimento - Intencionalidade e intensidade na abordagem ao texto literário

Carlos Carreto e Luís Martins

IELT, Universidade Nova de Lisboa

 

Incidencias e implicaciones del Programa para el Fortalecimiento de la Lectura y Escritura (PROFLE) en la producción de las tesinas de grado de la Licenciatura en Enfermería

Mónica Garbarini, Silvia López D’Amato e Mariela Escobar

Universidad Nacional Arturo Jauretche, Argentina

 

As atividades formativas virtuais da RIUL: o curso sobre práticas ficcionais

Naiane Carolina Menta Três

Universidade da Fronteira Sul, Realeza, Brasil

Estíbaliz Barriga Galeano

Universidad de Extremadura

 

Comunidade de leitores em rede: as tecnologias ao serviço da promoção da leitura

Cláudia Amaro, Daniela Castro, Eloy Rodrigues, Luís Amaral e Teresa Costa

Universidade do Minho

16h45

Pausa

17h00

Painel 2

 

Praxar leitores (é fazê-los ler só por gosto e dispensá-los de exame)

Cláudia Sousa Pereira

Universidade de Évora

 

RIUL em Beja: quase uma década a ler no ensino superior

Maria do Sameiro Pedro

Instituto Politécnico de Beja

 

Las humanidades digitales y la lectura. El proyecto de cartografías lectoras

María del Mar Campos Fernández-Fígares

Universidad de Almería

Aurora Martínez Ezquerro

Universidad de la Rioja

 

Formação de animadores socioculturais – A importância da promoção e animação do livro e da leitura

Ana Pessoa e Carla Cibele

Instituto Politécnico de Setúbal

 
logos

Aceda aqui ao Programa Ler+ no Ensino Superior

Ler + Superior

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura