Leitura Orientada em Sala de Aula
Leitura Orientada em Sala de Aula
Plano 21|23 Escola+

No âmbito do Plano 21|23 Escola+, que visa a recuperação das aprendizagens, procurando garantir que ninguém fica para trás, o PNL2027 disponibiliza, no espaço digital "Leitura Orientada em Sala de Aula", mais 18 novas propostas de atividades de leitura para os 1.º e 2.º ciclos. Estas propostas acrescem ao conjunto de Orientações e ao fórum de partilha e troca de ideias com professores e outros intervenientes, já divulgados anteriormente

A Leitura Orientada em Sala de Aula tem o propósito de criar um espaço e um tempo para progredir na aprendizagem da leitura e da escrita, aprofundando a compreensão e a capacidade leitoras - ler, ler bem, ler melhor, de forma fluente e prazerosa.

Para apoiar este trabalho, convidámos alguns autores a colaborar na elaboração das propostas de leitura.

Álvaro de Magalhães, Ana Maria Magalhães, Ana Pessoa, António Mota, David Machado, Isabel Alçada, João Pedro Mésseder, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Margarida Fonseca Santos, Rita Taborda Duarte e Vanda Gonçalves, aceitaram o desafio, o que muito agradecemos.

Colaboraram ainda na produção de propostas de atividades as professoras do 1.º ciclo Anabela Marques, Marta Rodrigues e Rosa Maria Silva e elementos da própria equipa PNL, a quem igualmente se agradece.

A apresentação pública destas atividades às escolas foi feita nas Jornadas 21|23 Escola + que decorreram nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2021.

 

 

Partilhamos aqui, como exemplos duma desejável colaboração, os vídeos dos escritores David Machado e Vanda Gonçalves, que foram mostrados nestas Jornadas.

 

David Machado – Acho que posso ajudar

 

Vanda Gonçalves – Histórias para meninos “não quero”

 

 

Consulte a publicação do PNL2027, Leitura Orientada em Sala de Aula.

Partilhe as suas ideias, práticas e observações no Fórum.

Veja o vídeo e ouça os podcasts do lançamento desta iniciativa, que decorreu no dia 2 de setembro, na Feira do Livro de Lisboa, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, a escritora Isabel Alçada e a Comissária do PNL2027, Teresa Calçada.

 

 

 

 

podcasts

 

 

 

 

Logos

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura