Este ano o ManiFESTA-te pela LEITURA esteve de volta e reuniu Escolas, Bibliotecas Escolares, Municipais e Universitárias, Centros Qualifica e Associações Culturais numa grande marcha virtual.
O livro esteve no centro desta FESTA. Durante as três semanas anteriores, os nossos manifestantes participaram nos cartões e quizzes diários que, nas redes sociais do PNL2027, os desafiaram a falar das suas experiências de leitura, desde os seus títulos preferidos, às personagens que não esquecem ou adaptações cinematográficas que lhes tiram o sono.
No dia 23, os cartazes foram chegando e animaram esta marcha: em formato artesanal, digital, em fotografia ou vídeo, deram cor e força às palavras de ordem sobre o direito à leitura e o amor aos livros. O direito de ler em liberdade. Ler é bom, ler faz bem, ler acrescenta.
Bibliotecas AE de Ermesinde
Biblioteca Escolar ES José Afonso, Seixal
BE da EB de Toutosa; AE N.º 1 de Marco de Canaveses
Luz, câmera, ação!
Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo, Queluz, Lisboa
BE Dr. João de Barros - AE da Zona Urbana da Figueira da Foz
Durante o dia 23, no Instagram manifestaram-se 544 pessoas (252 publicações e 292 stories). Estas publicações alcançaram 6201 gostos e um alcance de 12, 500 contas.
No Facebook, as publicações tiveram um alcance de 8 728 pessoas (total com partilhas, 12 411). O evento Manifesta-te pela Leitura alcançou 9421 manifestantes e obteve 474 respostas.
No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a iniciativa ManiFESTA-te pela LEITURA regressa, em formato online, quebrando as barreiras físicas e incentivando à participação de todos na Marcha pela Leitura.
Durante as últimas semanas foram disponibilizados diversos materiais customizáveis e publicáveis online pelos manifestantes através do Instagram e Facebook do PNL2027.
Acedam aos cartazes para registo das palavras de ordem da Manifestação. Escrevam as vossas palavras de ordem, publiquem os cartazes com #manifestatepelaleitura e identifiquem @pnl2027.
No Dia Mundial do Livro, em 2019, o Plano Nacional de Leitura 2027 organizou a primeira manifestação em defesa da leitura e dos livros, com o apoio de diversas entidades que se juntaram a esta causa. Os manifestantes juntaram-se na Praça Luís de Camões empunhando cartazes e palavras de ordem para lembrar a importância do livro e da palavra escrita.
Não tendo sido possível realizar esta manifestação no ano passado, o ManiFESTA-te pela LEITURA regressa em 2021, em formato online, quebrando as barreiras físicas e incentivando à participação de todos em qualquer ponto do país e do estrangeiro.
Através das redes sociais do PNL2027, durante as próximas três semanas, serão disponibilizados diversos materiais customizáveis e publicáveis online pelos manifestantes.
Convidamos todos a fazer parte desta marcha, enquanto expressão individual e coletiva do gosto de ler e de partilhar com os outros o valor da leitura.
Reserve a data e inscreva-se (Área Pública) para receber no seu e-mail as informações, materiais e atividades associadas ao evento.
Participa!
Disponibilizamos aqui o poster desta ação.
#manifestatepelaleitura #pnl2027