Página Inicial > Ações > Apoios > Projeto MILAGE

Projeto MILAGE
Projeto MILAGE
Plataforma digital educativa

Milage Aprender + é uma plataforma digital educativa, desenvolvida pela Universidade do Algarve em parceria com a DGE, a Associação de Professores de Matemática, a Associação de Professores de Português e a Associação Portuguesa de Imprensa. Este ano o Plano Nacional de Leitura 2027 celebrou um protocolo de colaboração para promoção da leitura, escrita e literacias digitais.

Com a app Milage+ todas as salas de aula e outros espaços educativos se podem transformar em ambientes inovadores, ao ampliar o espaço de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma sala de aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning) que combina aulas presenciais com aulas online. É um ambiente de aprendizagem centrado no estudante, podendo os alunos estudar e repetir os materiais quantas vezes as necessárias para aprender. Pretende-se manter os alunos motivados para aprender e praticar conteúdos curriculares das diferentes disciplinas, através de fichas de trabalho e vídeos com a sua resolução. Desta forma, a aprendizagem é mais ativa e participativa, o aluno adquire maior autonomia e atende-se aos diferentes estilos de aprendizagem, para que todos os alunos aprendam com sucesso. Os Prémios MILAGE APRENDER+ são uma forma de distinguir professores e alunos pelo seu elevado desempenho em cada ano letivo.

Pretende-se:

  • Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo, a aprendizagem autónoma, a aprendizagem ativa e a tirarem partido das TIC na aprendizagem.
  • Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica.
  • Elaborar e aplicar atividades pedagógicas direcionadas para a aprendizagem dos alunos, apostando na resolução autónoma de exercícios e problemas.
  • Estimular a inclusão do blended learning nas práticas pedagógicas.
aprender +
 

Depois de quatro anos dedicados à produção de recursos pedagógicos para a Matemática, a plataforma foi agora generalizada a todas as disciplinas, através de oficinas de formação. Os professores dos ensinos básico e secundário podem criar ambientes de aprendizagem do século XXI que promovam a leitura, a escrita e as literacias digitais. Os alunos podem ler e escrever, trabalhar guiões de leitura orientada, participar em concursos de leitura, de escrita, educação para os media, etc. O PNL 2027 promove a valorização do livro, da leitura e da experiência cultural e científica e programas vocacionados para favorecer a integração social através da leitura, em diferentes suportes, o que originou a celebração deste protocolo com o Projeto Milage Aprender+.


Milage

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.