A cerimónia de encerramento do projeto “Como um ninho de vespas” – Movimento 14-20 a Ler decorreu no dia 8 de junho, no Fórum Cultural de Alcochete e contou com as intervenções do presidente da câmara municipal de Alcochete, Fernando Pinto, da representante do Plano Nacional de Leitura, Anabela Caldeira, e da diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Cristina Alves.
O projeto Como um Ninho de Vespas tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas de Alcochete – Bibliotecas Escolares e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Alcochete - Biblioteca Municipal de Alcochete, o Museu Municipal de Alcochete, o Fórum Cultural de Alcochete, a Associação Artística Andante, a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de Alcochete, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, a Câmara Municipal do Montijo e o Museu Nacional de Arte Contemporânea.
Os responsáveis são Lucrécia Lopes (direção do Agrupamento de Escolas de Alcochete), Olívia Silva, Eduarda Adriano e Susana Jesus (professoras bibliotecárias), Cristina Paiva e Fernando Ladeira (Andante) e outras, a designar pelas entidades parceiras.
Como um Ninho de Vespas parte da obra do artista plástico Marcelino Vespeira e engloba um conjunto de atividades que põem em diálogo diversas linguagens e espaços de expressão, tais como a literatura, a banda desenhada, o teatro, a música, o cinema, as artes plásticas e a criação audiovisual, numa perspetiva interdisciplinar de leitura e escrita em diversos suportes.
O grupo de alunos dinamizador do projeto é, em primeira linha, o Movimento Cultural de Estudantes de Alcochete. A estes alunos juntar-se-ão, como participantes, outros alunos da escola EB 2,3 El-Rei D. Manuel I (9. º ano) e da Escola Secundária de Alcochete (ESA), especialmente alunos de Artes e dos cursos profissionais, de acordo com as atividades previstas.
O projeto tem como público os alunos da EB 2,3 El-Rei D. Manuel I (9.º ano), todos os alunos da ESA e a comunidade escolar e local.
Os espaços de realização das atividades são a EB 2,3 El-Rei D. Manuel I, a ESA e espaços municipais (Biblioteca Municipal, Galeria Municipal, Fórum Cultural), a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de Alcochete, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, assim como outros espaços públicos (designadamente, comerciais).
O cronograma geral, a concretizar ao longo de três anos, compreende, entre outras atividades, oficinas de leitura em voz alta e de banda desenhada/pintura/ilustração, a comemoração do Dia Nacional da Leitura em Voz Alta, uma visita guiada ao Museu Nacional de Arte Contemporânea, um colóquio, leituras de alunos em restaurantes, cafés, bares, etc., acompanhados por músicos de bandas locais, animação de rua e criação de recursos em plataformas digitais.
A divulgação partirá das seguintes hiperligações:
Agrupamento de Escolas de Alcochete
Rede de Bibliotecas de Alcochete
Linha temporal: