VALer - leituras pela Igualdade
VALer - leituras pela Igualdade
Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra (Lisboa)

O projeto VALer – Leituras pela Igualdade tem como entidade coordenadora a Escola Secundária do Lumiar (ESL) e como entidades parceiras a associação artística Algures e a Junta de Freguesia do Lumiar.

Valer

Podcast

Os responsáveis são Rosa Almeida (professora de Português da Escola Secundária do Lumiar), Susana Cecílio (Algures) e Pedro Delgado Alves e Joana Antunes (Junta de Freguesia do Lumiar).

VALer – Leituras pela Igualdade é um projeto de mediação de leitura, subordinado ao tema da igualdade de género. Os alunos participarão numa oficina de leituras encenadas, promovida pela Algures, com o intuito de criarem o seu próprio clube de leitura. As leituras dos alunos serão apresentadas em sessões públicas, nomeadamente no âmbito da participação no Clube de Leitura do Lumiar e no Festival Aqui Há Lumiar. As atividades realizadas no clube Ler, mas pouco! serão divulgadas na biblioteca da escola.

 

valer

valer

 

Ouça literatura a VALer, na Escola Secundária do Lumiar! A rádio escolar emitiu leituras pelos alunos do 11.º ano Maria Gomes, Tomás Horta e Beatriz Lucas: excertos de Arte Poética, de Sophia de Mello Breyner e de Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz. Ouça o podcast.

O grupo de alunos dinamizador do projeto é um conjunto de alunos das turmas do 10.º ano da Escola Secundária do Lumiar, mas outros alunos serão chamados a participar.

O projeto tem como público os alunos do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra e a comunidade educativa (pais, encarregados de educação e outros).

Os espaços de realização das atividades são a Escola Secundária do Lumiar, espaços da Junta de Freguesia do Lumiar e Auditório Orlando Ribeiro.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende a realização de sessões performativas de contos e/ou de leitura encenada, a criação de um mural de leituras, uma oficina de ilustração de textos selecionados e encontros com escritores, entre outras atividades.

A divulgação partirá das seguintes hiperligações:

Instagram do Projeto

Agrupamento de Escolas Lindley Cintra

Algures – Coletivo de Criação

Junta de Freguesia do Lumiar

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura