Ler + 14/20
Ler + 14/20
Agrupamento de Escolas Forte da Casa (Vila Franca de Xira)

O projeto Ler + 14/20 tem como entidade coordenadora a Escola Secundária de Forte da Casa (ESFC), do Agrupamento de Escolas de Forte da Casa (AEFC), e como entidades parceiras a Biblioteca Municipal de Póvoa de Santa Iria, a Casa de Juventude de Forte da Casa e a Laredo – Associação Cultural.

 

 maio 22, 2021 FORTE DA CASA A LER+

Leia mais sobre a primeira sessão presencial, pós confinamento, 22 de maio 2021, AE do Forte da Casa

 

Os responsáveis são Cristina Cruz (professora bibliotecária da ESFC), Conceição Matos (Biblioteca Municipal de Póvoa de Santa Iria), Vanda Maia e Anabela Pereira (Casa da Juventude de Forte da Casa) e Maria José Vitorino e Miguel Horta (Laredo).

 

Apresentação

Participação na Semana da Leitura 2020

Cerimónia de Apresentação de Atividades do Projeto Ler+ 14/20

 

Ler + 14/20 é um projeto de mediação de leitura e de escrita criativa. Os alunos participarão num programa de Capacitação de Jovens Mediadores de Leitura da Laredo, assim como em workshops de escrita criativa da Casa da Juventude de Forte da Casa. Serão promovidos concursos de leitura e escrita e os alunos participarão nos eventos públicos Xira a Ler II e Festival de Juventude de Vila Franca de Xira.

Os alunos mentores do projeto são seis jovens do 12.º ano PTAI e PTAS, da turma dos cursos técnico-profissionais de Apoio à Infância e Auxiliar de Saúde.

 

Marcha pela leitura

Participação deste projeto na Marcha pela Leitura em 23 de abril 2019

Leia mais no blogue

 

O grupo de alunos dinamizador do projeto é constituído pelas turmas do 10.º PTAI (uma turma por ano), que vão ser alvo do processo formativo, prevendo-se que estes jovens promovam a leitura em várias atividades programadas ao longo dos anos letivos, com os parceiros e junto da comunidade local.

As atividades serão abertas à participação de outros alunos da ESFC. Todo o processo é apoiado por professores e por formadores e técnicos das entidades parceiras.

O projeto tem como público jovens alunos do AEFC e outros jovens das comunidades residentes na localidade e/ou na freguesia, atuais e/ou potenciais utilizadores da Casa da Juventude e das Bibliotecas Municipais e Escolares.

Os espaços de realização das atividades são a ESFC, a Biblioteca Municipal de Póvoa de Santa Iria e a Casa da Juventude de Forte da Casa.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende itinerários formativos, oficinas, concursos e participação em eventos públicos.

 

Encerramento

Sessão de encerramento do ano letivo 2018/19 do projeto LER + 14/20 Forte da Casa

Leia o artigo

A divulgação partirá das seguintes hiperligações:

Grupo no Facebook

Biblioteca Escolar

Página do instagram

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa

Linha temporal:

linha temporal

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura