Desenvolver nas crianças em idade pré-escolar habilidades para lidar conscientemente com os constituintes fonológicos da fala ajuda-as a familiarizar-se com a ideia de que as palavras são compostas por “bocadinhos de sons”. Esta noção será útil mais tarde, quando tiverem de aprender que as letras servem para representar os segmentos mais pequenos da fala, os fonemas.
Antes de aprender formalmente a ler, e antes de aprender a lidar com fonemas, é importante que as crianças aprendam a pensar sobre a dimensão fonológica da linguagem – a estrutura dos sons da fala – e sejam capazes de identificar, produzir e manipular sílabas.
"Vamos às compras com sílabas" é uma atividade em formato de jogo, no qual as crianças treinam a capacidade de segmentar palavras em sílabas e de as contar. Para poder comprar produtos numa loja usando "moedas", é necessário contar as suas sílabas já que o preço dos produtos depende do seu número de sílabas. Assim, uma «noz» custa uma moeda porque apenas tem uma sílaba, enquanto «telecomando» custa 5 moedas porque tem cinco sílabas.
A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.
Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.
LER - Leitura e Escrita: Recursos
A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.
Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.
Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt