Cooperação com o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde
Cooperação com o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde

Dias 7 e 8 de março, o PNL2027 participa na Conferência Internacional "Bibliotecas, Leitura e Literacia nos Nossos Dias", que se realiza na Cidade da Praia e onde terá lugar o lançamento oficial do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde. 

 

Elsa Conde

 

Dia 7 de março foi assinado pelos Ministros da Educação e da Cultura de Cabo Verde e pelo Ministro da Educação, na VI Cimeira Portugal-Cabo Verde, o Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde.

 

Assinatura

 

O Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo vai organizar, em parceria com a Universidade de Cabo Verde, as II Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo, subordinadas ao tema Literatura infantil: percursos para o desenvolvimento da competência narrativa.

 

II Jornadas

O Plano Nacional de Leitura 2027 apoia desde o início do mês de junho de 2021 o projeto Viajar com Livros.

 

Viajar com os livros

 

Em dezembro de 2017, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério da Educação de Cabo Verde assumiram a missão conjunta de implementar um Plano Nacional de Leitura e uma Rede de Bibliotecas Escolares no país.

No sentido de desenvolver a cooperação com Portugal nestes domínios foi assinado um protocolo com o Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. para a dinamização de bibliotecas escolares em Cabo Verde e celebrado um acordo de colaboração com o Plano Nacional de Leitura 2027 e com a Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito da gestão, do apoio científico e técnico e da formação nas áreas da promoção da leitura e das bibliotecas escolares.

Esta colaboração iniciou-se com a visita a Cabo Verde da Coordenadora da RBE, Manuela Silva, em maio de 2017, e da Comissária do PNL2027, Teresa Calçada, em abril de 2018, e já teve expressão prática com a realização de uma formação sobre bibliotecas escolares dinamizada por um quadro técnico da RBE em Cabo Verde e com a visita técnica de três elementos do Ministério de Educação e da Biblioteca Nacional de Cabo Verde a Portugal.

A par da publicação do futuro documento norteador do PNL (CV), as primeiras bibliotecas escolares instaladas em Cabo Verde começaram, entretanto, a materializar-se.

 

PNL Cabo Verde

 

CV


 

 

Ministro da Educação em Cabo Verde para subscrever acordo sobre leitura

Ministro da Educação português enaltece em Cabo Verde as bibliotecas e a leitura

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura